Unioeste lança produto para combater pragas em aviários
Produto utilizado para o combate de pragas na avicultura, como o ácaro vermelho e o cascudinho, o FisiControl foi desenvolvido pela equipe de pesquisa do Laboratório de Biotecnologia Agrícola do campus de Cascavel da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, a pesquisa teve participação de bolsistas da graduação e da pós-graduação do curso de Ciências Biológicas.
Ele foi pré-lançado dia 22 de março e é fruto de uma parceria da Unioeste com a empresa Vetscience, que financiou o projeto, pagando as despesas com material de consumo, viagens e bolsas, como relata o professor Luis Angeli Alves, coordenador da pesquisa e docente do curso de Ciências Biológicas.
“Além disso, como proprietária do produto, a empresa forneceu amostras para desenvolvermos melhorias. Adicionamos ingredientes na composição, que permitiram a utilização do produto em uma preparação com água para pulverização. A Unioeste entrou como desenvolvedora (capital intelectual), juntamente com a estrutura do laboratório necessária para o desenvolvimento do produto”, explica o professor.
Ainda segundo ele, o controle dessas pragas é baseado no uso de inseticidas/acaricidas químicos sintéticos."Tais produtos apresentam eficiência relativa e trazem em si alguns problemas, como exposição aos componentes, causando alergias, a seleção de populações de pragas resistentes, sem contar o custo, pois as reaplicações são mais que necessárias”, aponta.
O professor explica anda como foi o desenvolvimento da pesquisa, que teve início em 2015 com estudos em laboratório. "A partir de 2018, passamos a trabalhar em condições de campo, em aviários da Cooperativa Lar, onde nos inserimos o máximo possível nas práticas de manejo dos aviários, tentando aprimorar pontos falhos que pudessem comprometer o sucesso da tática de controle em desenvolvimento e afetar a sua validação".
O PRODUTO
O FisiControl foi desenvolvido para o combate de pragas que causam problemas em aviários. O ácaro, por exemplo, é responsável pela perda de sangue e nutrientes, agitação e estresse das aves, e também vetor de bactérias como as salmonelas e a morte prematura. Mais recentemente, isso se tornou um problema de saúde ocupacional dos trabalhadores em aviários, provocando irritação na pele. Já o cascudinho pode ser ingerido pelas aves, gerando ferimentos e transmitido bactérias como salmonelas, além de causar estresse, perda de peso e morte precoce. (Foto: Divulgação)