Brasil vence no apagar das luzes e fica a um empate da classificação
Com seu principal jogador nitidamente ainda fora de ritmo, o Brasil se mostrou um time comum e por pouco não parou na retranca da Costa Rica. Só desencantou nos minutos finais, quando Philippe Coutinho e Neymar conseguiram vencer o goleiro Navas e garantir a primeira vitória. Com os 2 a 0 da manhã desta sexta-feira, a equipe brasileira ficou a um empate da classificação às oitavas de final da Copa do Mundo.
Com a Costa Rica jogando atrás, o Brasil dominou o jogo inteiro, mas teve grandes dificuldades para construir jogadas de gol. Antes do primeiro gol, os lances mais contundentes foram uma bola cabeceada no travessão e um pênalti que o árbitro Bjorn Kuipers marcou em cima de Neymar mas invalidou após consultar o sistema de vídeo.
O jogo já estava nos descontos quando o placar foi aberto, aos 46 minutos. Numa triangulação com Roberto Firmino e Gabriel Jesus, Philippe Coutinho bateu com o bico da chuteira e mandou para as redes.
Em desvantagem, a Costa Rica finalmente se abriu e o Brasil chegou ao segundo gol aos 49 minutos numa jogada de contra-ataque. Douglas Costa recebeu de Casemiro, avançou em velocidade até a área e tocou para Neymar finalizar.
Com esse resultado o Brasil assumiu a liderança provisória do Grupo E com quatro pontos, mas precisa aguardar o fechamento da rodada, pois Sérvia (três pontos) e Suíça (um ponto) se enfrentam logo mais às 15h.
Antes disso, às 12h, haverá o confronto entre a surpreendente Islândia e a Nigéria, pelo Grupo D. (Foto: Henry Romero/Reuters)