Turismo ajuda e Foz gera segundo maior número de empregos do PR
Foz do Iguaçu obteve o segundo melhor saldo positivo na geração de empregos formais entre os municípios paranaenses no mês de maio, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
A cidade das Cataratas registrou no período a abertura de 2.258 vagas com carteira de trabalho assinada e o fechamento de 1.854, resultando num saldo positivo de 404 empregos formais. Com esse desempenho, a cidade ficou atrás apenas de Curitiba, que teve um saldo positivo de 954 vagas.
No acumulado dos cinco primeiros meses de 2018, Foz do Iguaçu subiu de sexto para quinto lugar e já soma um saldo positivo de 1.353 postos de trabalho formais. Continua na frente de Londrina e Ponta Grossa e atrás somente de Curitiba, Cascavel, Maringá e São José dos Pinhais.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, a cidade tem o segundo melhor saldo positivo dentre todos os municípios paranaenses, com 1.616, atrás somente de São José dos Pinhais.
Turismo e serviços foram os setores responsáveis por 58,1% das vagas, com saldo positivo de 235 postos de trabalho no mês de maio. O comércio veio em seguida com 22,8% (92 postos de trabalho), acompanhado da construção civil com 16,5% (67 vagas). Nos cinco primeiros meses do ano, turismo e serviços respondem por 74,4% dos postos de trabalho. E a construção civil gerou outros 19,8%.
OTIMISMO
O prefeito Chico Brasileiro acredita que Foz do Iguaçu ainda vai crescer mais. "O projeto Destrava Foz vai melhorar o ambiente de negócios e atrair mais investimentos", afirma. Segundo ele, o melhor ainda está por vir, que são os grandes projetos de infraestrutura em parceria com a Itaipu Binacional, governo do Paraná, Dnit, Infraero e governo federal.
Para o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, o forte ritmo de crescimento da cidade se deve à agenda de desenvolvimento que vem sendo implantada desde o início da atual gestão, com apoio Codefoz, Fundo Iguaçu e da Gestão Integrada do Turismo.
Piolla diz que a expansão do turismo, a perspectiva de abertura das lojas francas e o lançamento dos editais de concessão de novas áreas do distrito industrial vão impulsionar ainda mais a geração de empregos nos próximos meses. "Expectativa é batermos recorde de geração de empregos este ano", afirma. (Foto: Click Foz)