Pacheco quer prioridade para vacinação de autistas e downs
O deputado cascavelense Marcio Pacheco protocolou ontem (22), na Assembleia Legislativa do Paraná, projeto de lei que inclui os autistas e as pessoas com down no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19 no Paraná. Atualmente, o Plano Estadual de Vacinação não menciona nenhum grupo de pessoas com deficiências.
De acordo com o deputado Pacheco, a vacinação é um processo demorado, o que exige a necessidade de proteger as pessoas mais vulneráveis."Os portadores de Transtorno do Espectro Autista - TEA - e síndrome de down são mais suscetíveis à doença. Eles têm muitas dificuldades em seu cotidiano. O ato simples de usar máscara, por exemplo, é uma delas. Isso preocupa as famílias por conta das graves consequências que pode acarretar”, justifica o parlamentar.
Para Pacheco, a inclusão desse grupo de pessoas no Plano Estadual de Vacinação é uma forma de adotar medidas a fim de protegê-las em caso de situações de risco, emergência ou pandemia. De acordo com relatos de famílias, a demora na vacinação já vem causando problemas, pois muitos estão deixando de realizar o tratamento, como terapia.
O projeto segue agora para a análise das comissões internas da Alep."Quero aproveitar o momento para pedir o apoio dos meus colegas desta Casa para a importância dessa matéria, pois vai garantir aos autistas e as pessoas com down a prioridade na vacinação contra o coronavírus", conclui Pacheco. (Foto: Divulgação)