Paranhos diz que buscará ajuda privada para compra de vacinas
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, entregou nesta quinta-feira (4) ao presidente da Câmara, Alécio Espínola, um projeto de lei em que pede autorização para que o Município possa fazer a compra de vacinas contra a Covid-19."A vacinação em massa é a única solução conhecida para que a nossa cidade possa retornar a um patamar próximo da normalidade", justificou o chefe do Executivo.
Pedindo a participação da Câmara para conseguir"levar a paz e a segurança" à população em um momento de lotação dos leitos e esgotamento das equipes de saúde, o prefeito explicou que pensa em buscar parceria com empresários para ajudar a bancar a compra das vacinas, de modo a fazer um plano paralelo ao Plano Nacional de Imunização, que irá continuar normalmente na cidade.
"Minha proposta seria a gente continuar com o plano vacinando as faixas (de grupos prioritários) e fazer uma vacinação na força de trabalho, para os outros servidores da Educação, da Assistência (Social), e os trabalhadores com carteira assinada, para ir encontrando com esse plano nacional", disse ele na coletiva de imprensa.
O presidente Alécio Espínola avaliou a apresentação do projeto como"mais um passo importante"na luta contra a pandemia de Covid-19."Estamos tendo muita dificuldade. Avança a doença, de forma acelerada, e receber hoje esse projeto de lei é, realmente, nos trazer esperança", afirmou o vereador.
MAIS NOVE ÓBITOS
Após a entrega no projeto pedindo autorização para compra de vacinas, a administração municipal divulgou um boletim carregado de dados ruins sobre a pandemia. Nele são contabilizados 104 novos óbitos e mais nove óbitos. Desses, sete ocorreram nas últimas 24 horas e outros dois ainda em fevereiro, mas só agora confirmados. São sete homens (de 65, 95, 51, 68, 77, 71 e 72 anos) e duas mulheres (de 69 e 83 anos). O número de casos ativos caiu para 1.058, mas o de pacientes na UTI aumentou para 70. Ao todo, 352 cascavelenses já morreram em consequência da Covid-19. (Foto: Flávio Ulsenheimer/CMC)