Chegada do inverno pede prevenção redobrada aos vários tipos de gripe
O Hemisfério Sul mudou de estação pontualmente às 7h07 desta quinta-feira. O inverno chegou, prenunciando dias mais frios e exigindo uma prevenção maior aos vários tipos de gripe.
São características do inverno as incursões de massas de ar frio vindas do sul do continente, o que causa queda acentuada da temperatura e formação de nevoeiros e névoas úmidas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Com isso os ambientes ficam mais fechados, facilitando assim a proliferação dos vírus causadores da doença.
No Paraná, a exigência de cuidados redobrados é sinalizada também pelo mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde, que elevou para 27 o número de mortes por gripe desde o início do ano.
Na região Oeste foram registrados óbitos em Foz do Iguaçu (4), Matelândia (1), Santa Terezinha de Itaipu (1), Cascavel (1) e Toledo (1).
VACINAÇÃO
Mais de 200 mil crianças paranaenses com menos de cinco anos ainda não tomaram a vacina contra a gripe. Trata-se do público-alvo com menor cobertura na campanha de imunização, que foi prorrogada por duas vezes e termina amanhã. Em Cascavel ainda há mais de 6 mil doses disponíveis.
A meta do governo estadual é vacinar mais de 2,3 milhões que pessoas que se enquadram nos sete grupos prioritários que entram nas metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. (Foto: Arquivo ANPR)