Agrônomos destacam elevado nível de trabalhos acadêmicos
Acadêmicos do último ano do curso de Agronomia do Centro Universitário FAG lotaram o anfiteatro da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) para acompanhar a apresentação de três Trabalhos de Conclusão de Curso.
A avaliação dos TCCs respeitou uma série de quesitos observados pela comissão julgadora formada por engenheiros agrônomos da associação. Os itens analisados envolveram a aplicabilidade na prática, viabilidade econômica, relação com a engenharia agronômica, existência ou não de impacto ambiental e didática de apresentação.
De acordo com o presidente da Areac, engenheiro agrônomo Francisco Justo Júnior, esse encontro foi uma forma de estreitar a relação com os acadêmicos e trazê-los para conhecer a associação, convocando-os a participar das ações em defesa da valorização profissional.
Antes da apresentação dos trabalhos, o engenheiro agrônomo e conselheiro do Crea-PR, Marcos Marcon, proferiu palestra aos acadêmicos e profissionais presentes sobre as funções do conselho e a ética profissional.
Marcon também aproveitou para apresentar a estrutura e ações de apoio em prol do associado da Areac. Citou como vantagens o plano de saúde corporativo e a organização de evento técnicos e sociais. Destacou ainda a Política Profissional adotada, no sentido de resistir a mais de cem projetos em trâmite que atingem a atribuição do engenheiro agrônomo.
A primeira apresentação ficou a cargo do acadêmico Welliton Odorizzi, de Corbélia. Sob a orientação do orientador Cornélio Primieri, ele falou sobre a Eficiência de diferentes princípios ativos como herbicidas no controle da buva. Logo depois, foi a vez de Gilmar Kaieski, de Vera Cruz do Oeste, explicar sobre Inoculante e modos de aplicação de cobalto e molibdênio na cultura do feijão. O orientador do trabalho foi Luiz Antônio Zanão Júnior. A terceira e última apresentação ficou a cargo do acadêmico James Arte Comim Júnior, com orientação do professor Erivan de Oliveira Marreiros. O TCC de James avaliou a Influência de fitormônios na germinação de sementes de tomate.
Os acadêmicos responsáveis pela apresentação dos trabalhos receberam um certificado. O vencedor, ao somar o maior número de pontos nos quesitos avaliados, foi Gilmar Kaieski, que falou sobre a cultura do feijão. Ele recebeu um troféu da Areac e uma anuidade gratuita.
A coordenadora do curso de Agronomia da FAG, Ana Paula Simonetti, considerou de extrema importância a aproximação dos profissionais da agronomia com os acadêmicos, na discussão de assuntos pertinentes à profissão. (Foto: Vandré Dubiela)