Com nova programação, Intercom acontece no fim da próxima semana
Com o tema Desigualdades, Gêneros e Comunicação, o Intercom Sul 2018 acontece na próxima semana no Centro Universitário FAG. Entre os dias 29 de junho e 1º de julho, o evento irá expor discussões essenciais para a contemporaneidade de maneira conectada, contando com a participação de mais de duas mil pessoas. O congresso é uma das prévias regionais da Intercom e antecede as discussões que serão ampliadas posteriormente.
Pesquisadores, profissionais e estudantes de comunicação têm a oportunidade, ainda, de apresentar o que está sendo produzido e discutido no ensino superior, uma forma de fazer com que o conhecimento ultrapasse os muros da academia. A organização local do evento está a cargo dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Fotografia do Centro FAG.
A Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) foi criada em 1977 é uma instituição sem fins lucrativos que fomenta a troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. Ela estimula o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.
PROGRAMAÇÃO
A ansiedade pelo evento teve que ser contida, devido à instabilidade gerada pela greve dos caminhoneiros, o que levou a organização a refazer a programação. As sessões da Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) acontecerão na sexta-feira (29), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Às 9h ocorrerá a Mesa Temática I "Gêneros Mídias e Interfaces", com as Doutoras, Vânia Sandeleia, Ana Carolina Escosteguy e Graziela Soares Bianchi. As Divisões Temáticas serão realizadas no mesmo dia, das 13h às 17h. Às 13h começará o Fórum Ensicom, com os Doutores Fabio Hansen, Juliana Petermann e Marcio Fernandes, com mediação da Doutora Ariane Pereira. Às 15h, haverá o Painel "Jornalismo alternativo", liderada por Guilherme Carvalho, Pedro Carrano e Silvia Valim, do Sindicato dos Jornalistas. Às 17h30, Nikki Vargas e Matheus Shtorache Winck comandarão a Mesa Temática III "Ajudar o Povo de Humanas a Fazer Miçanga".
O sábado (30) também será recheado. Pela manhã, das 8h às 12h, serão realizadas as oficinas e terão início as Sessões do Intercom Jr. Às 9h ocorrerá a Mesa Temática II "Diversidades e Comunicação", com os Mestres Gabriel Galli, Izaque Pereira de Souza e Ronaldo Adriano dos Santos. Às 12h, um momento de descontração com a Intercom Session, um evento que vai reunir música, intervenções e manifestações cascavelenses para que todo congressista descubra um pouco mais sobre o tema deste ano e curta um momento cultural único. Às 15h acontecerá o Debate ComDesign "Aproximações entre Comunicação e Design", com a Doutora Priscila Farias, e mediado pela Mestre Laila Rotter Schmidt. Às 16h30 haverá a publicação de livros. Às 17h30, sobirá ao palco do Anfiteatro da Reitoria para a Conferência do evento o jornalista Juremir Machado, com a mediação da Doutora Cristiane Finger.
Para o último dia, domingo (01), ficaram reservados a cerimônia de premiação da Expocom e o encerramento oficial do evento.