Ação de Roberto Jefferson esvazia o PTB paranaense
O ex-deputado carioca Roberto Jeferson, aquele que implodiu o famigerado Mensalão e foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão (cumpridos apenas parcialmente) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, está implodindo agora também o seu partido no Paraná.
Presidente nacional do PTB, cargo que também ocupava na época do primeiro grande escândalo da era Lula no governo, ele tomou a iniciativa de, sob alegação de falta de protagonismo, trocar toda a cúpula do partido no Paraná e dar a presidência estadual ao empresário Edenilso Rossi, que despontou no ramo da construção civil em Cascavel antes de se mudar para Curitiba.
Resultado: ex-deputado Alex Canziani (foto), um dos personageis mais cordiais da política paranaense e atual secretário de Governo de Londrina, anunciou nesta sexta-feira (19) sua saída não só da presidência estadual do PTB, mas também do partido. O destino de Canziani deve ser definido nos próximos dias, mas ele já recebeu convites de vários partidos.
Sua filha, a deputada federal Luísa Canziani, e o deputado estadual Tião Medeiros vão acompanhá-lo, mas só devem fazer isso na troca da janela partidária para não correr o risco da perda de mandato. E o vereador Pier Petruzziello, líder do prefeito Rafael Greca na Câmara de Curitiba, até já buscou a Justiça para ter o direito de deixar o PTB.
POR MEIO DE NOTA
Canziani comunicou sua decisão de deixar o PTB com uma nota oficial na qual garantiu que em seus quase 30 anos de militância no partido sempre pautou suas ações pelo diálogo, bem como que continuará fazendo política. Veja a seguir a íntegra da nota:
Depois de quase 30 anos de Partido Trabalhista Brasileiro, estamos deixando a presidência estadual e o próprio PTB.
Foram muitas as relações construídas e muitas as conquistas obtidas. Um orgulho termos feito e participado da história dos petebistas!
Estamos deixando o partido porque nossas ações e pensamentos sempre foram pautados pelo diálogo e construção de ideias, abrindo espaço para argumentos e respeitando o contraditório, jamais por radicalismo e imposições. Infelizmente não reconhecemos hoje, na direção nacional, este mesmo sentimento que sempre norteou os petebistas.
Após conversarmos com muitos companheiros de todo o Paraná e do país, chegamos à conclusão que não é mais possível continuar. Ao mesmo tempo, temos sido sondando por vários partidos convidando à filiação.
Muito obrigado a todos que estiveram conosco no partido. Mais que companheiros e parceiros, formamos amigos. Grandes amigos!
Nossa história, entretanto, não acaba aqui. Vamos continuar com a mesma disposição e garra em novos desafios. Pode contar conosco!
Alex Canziani