Debate sobre embargo ao frango chega à Assembleia Legislativa
A Comissão Especial da Carne de Frango da Assembleia Legislativa do Paraná esteve reunida nesta quarta-feira para as primeiras tratativas com vistas a reverter o embargo da União Europeia à carne de frango, que vai entrar em vigor nesta quinta. Os deputados receberam representantes de entidades que deram seus pareceres técnicos contrários ao embargo.
"Não podemos aceitar essa situação. Pelo que vimos na reunião, todas as entidades dizem que a nossa carne de frango é de altíssima qualidade, com laudos aprovados pelos órgãos federais de certificação sanitária. Tudo indica que o embargo da União Europeia está relacionado à questão comercial", comentou o vice-presidente da Comissão, deputado Elio Rusch.
O presidente da Comissão, deputado José Carlos Schiavinato), ressaltou a importância da discussão do caso no Legislativo e disse que será fundamental que o Paraná seja protagonista nestas ações. "Temos quase metade dos frigoríficos aqui no estado e a Assembleia já está marcando importante posição para que este embargo seja derrubado. Pretendemos mobilizar as entidades e o poder público para que a nossa voz chegue ao governo federal e mais especificamente ao Ministério da Agricultura, para uma defesa permanente da cadeia do frango", afirmou.
Os parlamentares foram unânimes em reconhecer os efeitos do veto à carne de frango paranaense e a necessidade de um trabalho em conjunto entre a Assembleia, o Governo do Estado e as entidades representativas do setor produtivo.
Além de todos os membros da Comissão, participaram da reunião Ademir Mueller (presidente Fetaep), Nelson Costa (superintendente Ocepar), Alexandre Amorin (assessor técnico Ocepar), Rogério Croscato (analista técnico Ocepar), Ariana Sera (coordenadora departamento econômico Faep) e Icaro Fiechter (Sindiavipar), Além do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber.