CNTA servirá para formar atletas e também cidadãos
Inaugurado na manhã desta quinta-feira (4) com a presença do presidente Jair Bolsonaro, demais autoridades e os atletas olímpicos Maurren Maggi e André Domingos, o CNTA é fruto de uma luta do deputado federal e ex-árbitro de futebol Evandro Roman e será mais que um centro de formação de atletas.
"Essa obra é extraordinária para ser não apenas um lugar para treinamento de alto rendimento, mas, através do contraturno escolar, trazer as crianças, garimpar novos talentos e, principalmente, trazer a coisa bonita do esporte, respeito, patriotismo, seriedade, trabalho em equipe, esforço, sacrifício, cai, levante. Ou seja, não é apenas o ensino e preparação do atletas, mas é a preparação para a vida", destacou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, também vindo de Brasília.
"É uma obra fundamental para investir no futuro dos nossos competidores e também das nossas crianças, para que elas possam se transformar, se não em atletas profissionais, que exige muita dedicação e vocação, mas também cidadãos melhores", reforçou o governador Ratinho Junior.
O complexo tem uma área de 7,95 mil m² e é composto por arquibancada, setor de treino, área de fisioterapia, alojamento, guarita, estacionamento, estrutura para treino em grama, campo, pista de cooper, quadra e pista de atletismo completa.
COMANDO DA UNIVEL
Vencedora da concorrência pública para esse fim, a Univel é que vai gerenciar o CNTA (Centro Nacional de Treinamento de Atletismo), unindo a estrutura moderna do local com a excelência e tradição da instituição."Enquanto instituição de ensino superior nosso desejo é de continuar contribuindo com a comunidade através de um corpo docente altamente qualificado, profissionalismo e dedicação aliado a estrutura fantástica que o CNTA possui", destaca a coordenadora de Odontologia, Dayane Silva.
A partir de março, com o início do novo ano letivo, o local servirá como base de formação e treinamento no atletismo, preparando jovens talentos e aperfeiçoando o desempenho de atletas profissionais. A Univel atuará por meio dos cursos de Fisioterapia, Educação Física, Nutrição e Biomedicina, oportunizando aos acadêmicos entrarem em contato com a profissão no atendimento aos atletas.
"O CNTA vai iniciar suas atividades atendendo e recebendo atletas das modalidades com diferentes níveis de performance, ou seja, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Uma coisa muito interessante nesse espaço é a perspectiva de que diversas outras atividades também sejam desenvolvidas, permitindo a vivência prática dos nossos acadêmicos em diferentes contextos e com o que há de mais moderno e atual em nossa área", salienta a coordenadora de Educação Física, Lilian Barazetti. (Foto: Gilson Abreu/AENPR)