Oeste vai se queixar com Bolsonaro sobre o pedágio
Uma campanha para ampliar informações e a sensibilização da população sobre os riscos de o Oeste e o Paraná continuarem pagando as mais caras tarifas de pedágio do País vai ser oficialmente lançada nesta quarta-feira (3), às 10h, na Acic. Entidades dos mais diferentes setores decidiram criar uma ação para defender um modelo sem a cobrança da outorga onerosa, considerada extremamente prejudicial à economia paranaense.
O evento desta quarta, que observará cuidados sanitários rigorosos, contará com a presença de representantes de entidades de toda a região."Precisamos agir e unir forças, porque do contrário o Oeste e o Estado vão seguir pagando uma tarifa elevadíssima e que comprometerá seriamente a competitividade da produção e da economia de um dos principais celeiros do Brasil", diz o presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), Rainer Zielasko.
Durante reunião convocada pelo Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel), na noite de ontem (1º), o POD fez a apresentação da proposta do novo modelo. Com a colaboração do ex-presidente da Acic e diretor da Fiep, Edson José de Vasconcelos, vários pontos foram esclarecidos e, diante risco de um pedágio caro devido à outorga onerosa e ao degrau tarifário de 40% decidiu-se pela realização da campanha."Durante a coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira, vamos esclarecer como os trabalhos vão ocorrer e destacar pontos pela defesa de um pedágio com um modelo justo e equilibrado. Não queremos benefícios, queremos ser tratados de forma igual a outros estados", acentua Rainer.
APELO A BOLSONARO
Outra ideia é aproveitar a presença de Jair Bolsonaro em Cascavel, na quinta-feira (4), para entregar a ele um documento esclarecendo todos os pontos da proposta gestada por técnicos dos governos federal e estadual. Há a expectativa de que, ao ser inteirado da realidade, o presidente determine um reestudo da proposta. Bolsonaro virá inaugurar o CNTA (Centro Nacional de Treinamento em Atletismo), uma obra que já deveria estar pronta há vários anos.
E na sexta-feira (5), com início às 9h30, será realizada no auditório da Acic a primeira de dez audiências públicas programadas pela Frente Parlamentar sobre o Pedágio no Paraná, da Assembleia Legislativa, para debater sobre o novo modelo de concessões rodoviárias no Estado. A segunda audiência ocorrerá no sábado (6), também com início às 9h30, na Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu). (Foto: Divulgação)