Cascavel volta a comandar a Amop depois de 15 anos
Entre 2005 e 2006, mesmo sendo a maior cidade da região, Cascavel havia presidido a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) pela última vez com Lísias Tomé. Antes, a entidade já havia sido comandada por outros quatro cascavelenses: Jacy Scanagatta, Fidelcino Tolentino, Salazar Barreiros e Edgar Bueno.
Nesta sexta-feira (29), passados exatos 15 anos, Leonaldo Paranhos tomou posse oficialmente e se tornou o sexto prefeito de Cascavel a presidir a maior e mais atuante associação municipalista regional do Paraná.
"O Oeste do Paraná é um exemplo ao País e ao mundo. É uma região pujante, tem na agropecuária sua principal atividade econômica, que apesar da pandemia, mostrou sua força e conseguiu manter a produção de alimentos em alta", disse Paranhos no discurso de posse, ato que reuniu representantes de 52 dos 54 municípios integrantes da associação.
"Insisto em chamar a atenção das autoridades de nível estadual e federal para olharem para Cascavel e região com outros olhares. Aqui, produzimos alimentos para o Brasil e para o mundo, e precisamos consolidar esse grande arranjo produtivo de alimentos, da cadeia produtiva, do agronegócio, metalmecânica, para fazer justiça, inclusive para quem está produzindo comida, renda e emprego", pontuou Paranhos em entrevista pouco tempo depois da posse.
RECONHECIMENTO
Em uma de suas derradeiras iniciativas no comando da Amop, o agora ex-presidente Rineu Menoncin, o Teixeirinha, ex-prefeito de Matelândia, esteve ontem (28) em Foz do Iguaçu para entregar uma placa com o título de Benfeitor do Oeste do Paraná ao diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.
?Esta homenagem concedida ao general e a toda a Itaipu é a condecoração mais importante da Amop?, destacou Teixeirinha."Avaliamos cinco nomes para 2020 e o do general foi escolhido por unanimidade pelos 54 prefeitos dos municípios que integram a Amop?, acrescentou. Vale ressaltar que a Itaipu vem executando um pacote de R$ 1,4 bilhão em obras de infraestrutura no Paraná, a grande maioria delas na Região Oeste. (Foto: Divulgação)