Cascavel terá primeira praça inclusiva do Oeste do Paraná
O prefeito Leonaldo Paranhos anunciou nesta quarta-feira (27) o início das obras do Espaço Inclusivo, uma praça lúdica e de lazer para pessoas com autismo e outros tipos de deficiência."Queremos incluir todas as pessoas no planejamento da cidade, esses espaços são necessários para que todos desfrutem do direito ao lazer", disse.
O espaço será construído na antiga área do Teatro Barracão, no Lago Municipal, com um investimento de R$ 415,4 mil. Os recursos são oriundos do Ministério do Turismo e sua liberação foi articulada pelo deputado estadual Marcio Pacheco.
"A praça inclusiva é um espaço adaptado para atender adequadamente às pessoas com autismo, com dificuldades de mobilidade, para aquelas pessoas que fazem o uso de cadeiras de rodas e ainda para deficientes visuais e auditivos e demais pessoas com deficiência. A implantação desse espaço torna Cascavel a cidade pioneira no Oeste do Paraná", reiterou Paranhos.
Entidades como a Apae (Associação de Pais de Amigos dos Excepcionais), a Amac (Associação de Mães de Autistas de Cascavel), a Associação Olhar Down, a Acas (Associação Cascavelense de Amigos de Surdos) e o Paradesporto de Cascavel participaram do desenvolvimento do projeto.
"O governo está focado em proporcionar qualidade de vida, sustentabilidade e inclusão para a população. Me alegra muito saber que as crianças que possuem algum tipo de deficiência terão os brinquedos adaptados, apropriados e seguros para elas. Esse espaço é para todos e estará equipado para atender todas as deficiências", concluiu Paranhos.