Diretoria da Faep é reeleita para mais 3 anos de mandato
A diretoria da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) foi reeleita nesta segunda-feira (25) e comandará a entidade também no período de 2021 a 2023. Presidida por Ágide Meneguette, a chapa tem como principal plataforma o fortalecimento do sistema sindical e, por conseguinte, dos sindicatos rurais, por meio de uma série de ações, programas e políticas.
Uma das prioridades da nova gestão será o Programa de Sustentabilidade Sindical, lançado em 2018, após o fim de contribuição sindical obrigatória. No total de 138 sindicatos habilitados a votar, a chapa teve 125 votos a favor, dois contra, um em branco e 10 ausências.
A eleição foi realizada durante assembleia realizada na sede da entidade, em Curitiba. Em razão da pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez na história o evento foi realizado de forma online. Cada sindicato votou da sua cidade, por meio de um sistema digital criptografado desenvolvido por uma empresa externa, o que garantiu total segurança à votação.
"A nossa intenção é continuar trabalhando para apoiar os sindicatos rurais a se viabilizarem, como forma de fortalecer o sistema como um todo, visando atender aos interesses dos produtores rurais e suas famílias", disse Meneguette.
Dentre diversas propostas, a plataforma contempla o desenvolvimento de ações junto a produtores rurais, para que reconheçam e apoiem os sindicatos como instrumentos de representação; a continuidade de treinamentos e de formação de lideranças sindicais e gestores do setor; o estímulo a diversificação de fontes de receita e de financiamento do sistema sindical do Paraná; a integração das entidades afins do associativismo rural do Estado a Faep; e a manutenção das ações que visam o incremento de renda ao produtor.
"O nosso foco são os sindicatos rurais e os produtores rurais. É isso o que estamos fazendo e é isso que continuaremos a fazer", resumiu o presidente reeleito.
Para atingir os objetivos definidos em cada proposta, a diretoria eleita definiu diretrizes a serem implantadas nas áreas de política agrária (em defesa da propriedade e do produtor rural), política agrícola (com ações de desenvolvimento das cadeias produtivas, que vão desde análises a realização de comissões técnicas) e política sindical (estreitando relacionamento com os sindicatos). Outras áreas prioritárias são informática (integrando digitalmente o sistema sindical), comunicação social (ampliando o acesso a informações do setor) e contribuição sindical rural (com a busca de mecanismos que visem a manutenção dos sindicatos).
COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA
Presidente: Ágide Meneguette
Vice-presidente: Guerino Guandalini
Vice-presidente: Francisco Carlos do Nascimento
Vice-presidente: Oradi Francisco Caldato
Vice-presidente: Nelson Natalino Paludo
Vice-residente: Nery José Thome
Vice-presidente: Valdemar da Silva Melato
Diretor secretário: Livaldo Gemin
2º diretor secretário: Mar Sakashita
Diretor financeiro: Paulo José Buso Junior
2º diretor financeiro: Ivo Pierin Júnior
Suplentes: Lisiane Rocha Czech, Gustavo Ribas Netto, Anton Gora, Edson Dornellas, Ivonir Lodi, Celso Stedile, Mesaque Kecot Veres, Ricardo de Aguiar Wolter, Lourival Roberto da Silva Goes, José Mendonça e Paulo Ricardo da Nova
Conselho Fiscal: Efetivos: Sebastião Olimpio Santaroza, Ciro Tadeu Alcantara e Walter Ferreira Lima; Suplentes: Braz Reberte Pedrini, Dourvan Westphal e Luiz André Boraneli
Delegados representantes: Ágide Meneguette, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, Eduardo Medeiros Gomes e Gerson Magnoni Bortoli. (Foto: Divulgação Faep)