Vacina obrigatória: 41,3% são contra, mas 65,7% querem tomar
Tema recorrente na imprensa e nas redes sociais desde o início da pandemia, a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 - com as devidas implicações legais para os que se negarem a tomá-la - segue dividindo a opinião dos brasileiros.
Levantamento que acaba de ser divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas mostra que 53,3% da população é a favor e 41,3% é contra a obrigatoriedade - os 5,4% restantes não se manifestaram. A pesquisa ouviu 2.292 pessoas de 238 cidades de todo o País entre 16 e 19 deste mês e seus índices mudaram pouco em relação à pesquisa anterior sobre o mesmo tema, ainda do mês de setembro, quando 55,2% se disseram favoráveis e 38,6% contrários.
PARCELA BIRRENTA
O fato de a decisão sobre a obrigatoriedade ter partido do STF (Supremo Tribunal Federal) parece ter feito com que muita gente escolhesse fazer birra em relação ao tema, pois mesmo contrária, uma parcela considerável (perto de 25%) da população pretende tomar a vacina.
Respondendo à pergunta"Se não for obrigatório, o (a) Sr (a) pretende tomar a vacina da Covid-19??, 65,7% disseram que sim e apenas 9,2% que não, enquanto outros 21,8% disseram que sua opção (a favor ou contra) depende do país de origem da vacina. Na pesquisa de setembro esses índices foram de 61,2%, 8,7% e 26,9%, respectivamente. (Foto: Rodrigo Félix Leal/AENPR)