Lacres de latinhas vão bancar compra de cadeiras de rodas
Inserir acadêmicos na prática do mercado e mostrar a eles o que empresas e sociedade querem no mundo atual fazem parte de tendências do ensino universitário. O exemplo que você vai ler agora foi vivenciado na disciplina de Projeto Integrador, com alunos dos cursos de Processos Gerenciais (1ª e 2ª fase) e Recursos Humanos (1ª fase) do campus da Unopar de Cascavel.
Ao todo, 69 alunos foram desafiados a simular um ambiente corporativo. Divididos em suas respectivas funções dentro de empresas fictícias, eles tiveram que arrecadar lacres de latinhas de alumínio que, mais tarde, serão convertidos em cadeiras de rodas. Foram quatro meses de trabalho até conseguirem 228 garrafas pet cheias de lacres, material que já garante pelo menos uma cadeira.
Foi assim, de forma lúdica e estimulante, que o projeto Eu Ajudo na Lata foi integrado ao conteúdo acadêmico da instituição de ensino nestes dois primeiros bimestres de 2018. A parceria entre cooperativa e universidade foi resultado da iniciativa do professor Márcio Fonseca, que além de docente da Unopar também é gerente de mercado da Unimed Cascavel. "A ideia é integrar diversas disciplinas de teoria e coloca-las na prática.
Para dar conta do desafio recebido, os universitários buscaram parcerias, tal qual acontece na rotina das empresas. Os alunos foram a campo e convidaram familiares e comerciantes a doarem lacres. O grupo que conseguiu o maior volume encheu 83 garrafas, como conta o universitário Vanderlei de Souza Penteado: "Fizemos um trabalho bacana. No começo, imaginamos coletar lacres para encher dez garrafas, mas a dedicação foi tanta que conseguimos essas mais de oitenta garrafas", conta ele.
Os lacres da atividade serão somados aos demais que estão sendo coletados por colaboradores, clientes e parceiros da Unimed Cascavel. "Esse trabalho exigiu de nós um grande esforço para envolver a comunidade e juntar o material. Por mais que você arrecade bastante, quando coloca tudo na garrafa pet parece que ainda é pouco. Por isso, encher cada garrafa foi mesmo uma conquista", diz a aluna Ana Paula de Souza.
COMO PARTICIPAR
A população em geral também pode participar dessa iniciativa. Basta juntar lacres de latinhas de alumínio, depositá-los em garrafas pet e entregar na sede da Unimed Cascavel (R. Barão do Cerro Azul, 594 - Ciro Nardi). Em 2018, as cadeiras compradas com o dinheiro da venda dos lacres serão doadas para a Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel). (Foto: Arquivo Google)