Agrotec treina apicultores com apoio técnico do Senar
A Agrotec (Escola Tecnológica Agropecuária) já deu início aos cursos de 2021 para produtores rurais. O primeiro, desenvolvido na semana passada, foi o de apicultura básica, foi desenvolvido em parceria com o Sindicato Rural e teve o apoio técnico do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Aulas teóricas e práticas abordaram diversos tópicos do universo das abelhas, como a história, criação, anatomia, manejo, colheita, o apicultor, material apícola, inimigos das abelhas, entre outros. Cada um dos nove alunos receberam um kit de material didático com duas apostilas, lápis, caneta, borracha, apontador, régua e ainda acessórios como um boné, um frasco de álcool em gel e máscara descartável.
Para o instrutor e apicultor Ramon Ponce Martins, ensinar apicultura vai além da questão financeira, pois para ele, sem abelhas não há alimento e, consequentemente, não há vida. "A abelha faz um serviço de polinização extraordinário. Elas são responsáveis por garantir a sobrevivência e manutenção das plantas que geram uma cadeia de alimentos. Se as abelhas entrarem em extinção, não há a produção de frutos e seremos prejudicados. Foi uma semana excelente, mostrei que a apicultura é prazerosa, produtiva e benéfica para a natureza", destacou o professor.
A importância desses pequenos insetos para o meio ambiente foi o que levou o avicultor Alceu Lazarin a fazer o curso. Ele possui uma chácara no município de Ibema e diz que já tem algumas colmeias, mas precisava de ajuda de outra pessoa para manuseá-las e agora poderá fazer isso sozinho. "Tudo o que aprendi aqui foi uma maravilha, adorei o curso e recomendo para quem quiser fazer. Vou usar o mel para consumo, vender, mas principalmente para polinizar as frutas, pois tenho muitas plantas e quero as abelhas mais para isso".
Já a produtora Tamires da Silva Silveira contou que resolveu fazer o curso apenas para acompanhar o marido, porém, mudou totalmente sua visão sobre o assunto após as aulas práticas. "Achei super interessante, nunca tinha passado pela minha cabeça tudo isso. Gostei do macacão, de ter entrado onde estão as abelhas, das aulas práticas e do ensinamento do professor que é muito bom e aprofundado. Pretendemos colocar colmeias na fazenda e nos aperfeiçoar ainda mais". (Foto: Divulgação)