Devagar com o manche!
Pensando mais nas eleições de outubro próximo do que no futuro do Paraná, alguns políticos "graúdos" estão impondo condições absurdas para que o Oeste dê o primeiro passo concreto rumo à conquista do tão sonhado Aeroporto Regional, que é a desapropriação de uma área tecnicamente adequada. As exigências vão de uma imposição extremada para que outros políticos troquem de partido a ameaça de descarte do terreno de Espigão Azul - escolhido de comum acordo ainda quando Jaime Lerner governava o Paraná - para construção em outro local. É importante que os líderes que realmente querem o bem da região não só resistam a essa pressão eleitoreira, como equalizem todos os esforços possíveis para cobrar da governadora Cida Borghetti, que possui familiares em Cascavel, a canetada decisiva para a desapropriação do espaço já definido a fim de criar as condições para que o aeroporto comece a sair do papel já no início dos próximos governos estadual e federal.
Um título...
Retomando o tema de abertura desta coluna na edição de ontem - homenagens prestadas pelo Legislativo municipal sem os devidos critérios -, vale lembrar a Lei 1.519/1980, que deu o título de Cidadão Honorário de Cascavel a um homem santo, mas que provavelmente tenha morrido sem saber da existência desta pacata aldeia.
...ao Papa
Os vereadores da época aprovaram a concessão do título a um polonês que nasceu Karol Vojtyla e se transformou no Papa João Paulo II. Não que o Sumo Pontífice não merecesse, mas o fato é que a homenagem não passou de uma tentativa de fazer média com o eleitorado católico.
Descaso
Não aconteceu uma sequer das 13 oitivas programadas para a manhã desta quarta-feira, na Câmara de Cascavel, para esclarecer o polêmico caso da ponte do Eco Park Morumbi. Tudo porque a Construtora Contersollo, que executou a obra, simplesmente se arvorou no direito de não mandar representante sob alegação de que não teve tempo hábil para indicar alguém já que só recebeu a notificação no dia anterior. Se fosse para receber dinheiro, certamente daria um jeito!
Exceção à regra
A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou texto legal na sessão de hoje cedo fixando em 15 metros, no mínimo, a largura das ruas dos loteamentos que vierem a ser criados na cidade de agora em diante. Ruas excessivamente estreitas, aliás, têm sido uma regra na maioria das cidades da região, principalmente Cascavel, onde o mercado imobiliário tem feito seus interesses prevalecer sobre o bem-estar da população.
Fazendo história
Um catador de recicláveis acaba de trocar o trabalho de rua por uma cadeira na Câmara Municipal de Araucária, cidade paranaense com quase 140 mil habitantes. Aparecido Ramos Estevão, mais conhecido como Aparecido da Reciclagem e que obteve 813 votos na eleição passada, assumiu em substituição a Vanderlei Francisco de Oliveira, impedido de exercer o mandato após ter sido preso pelo Gaeco no início do mês por recebimento de propina.
Parece, mas...
O número de mortes por acidentes nos mais de 3,8 mil quilômetros de rodovias federais que cortam o Paraná caiu expressivos 43% no primeiro trimestre deste ano. Pode parecer que isso é fruto de uma maior consciência dos motoristas, mas não é. Como o preço da gasolina aumentou quase quatro vezes mais que a inflação no ano passado, está na cara que as pessoas estão viajando menos.
* Pinceladas
* O Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, foi eleito o melhor do Brasil por usuários ouvidos em uma pesquisa do Ministério dos Transportes. * Já o de Cascavel é considerado pelos próprios profissionais da aviação um dos piores entre os aeroportos das cidades médias brasileiras. * O jornal da hora do almoço da RPC exibiu ampla reportagem sobre as falhas na iluminação da pista de caminhadas do Lago Municipal de Cascavel. * A emissora poderia repetir a pauta tendo como cenário a pista de caminhadas do Parque Vitória, onde não há uma bendita lâmpada que funcione. * Não é legítima a tentativa das Comissões de Direitos Humanos do Congresso Nacional de forçarem a barra para visitar o ex-presidente Lula na prisão. * E nem poderia ser, pois não há notícia de que um sequer desses nobres deputados e senadores tenha o hábito de ir a presídios verificar in loco a situação da população carcerária. * O engenheiro agrônomo e empresário George Hiraiwa, de Londrina, foi o escolhido de Cida Borghetti para ser o novo secretário de Agricultura do Paraná.