Senar-PR oferece curso de motopoda aos agricultores
O Senar-PR está abrindo a programação de 2021 com um novo curso no seu catálogo: "Motosserrista - Motopoda", a ser ministrado por seis instrutores devidamente treinados para esse fim e que levarão o conhecimento adquirido aos produtores rurais. O equipamento permite fazer serviços a cinco metros de distância do operador, sendo muito utilizado na retirada de galhos e arbustos, em atividades florestais e paisagismo.
O técnico Neder Corso diz que em um primeiro momento os conhecimentos na área de operação de motopoda fariam parte do curso "Motosserrista - corte polivalente de árvores", voltado à operação de motosserras, já oferecido no catálogo do Senar-PR. "Como há bastante conteúdo neste curso, decidimos criar uma nova formação", revela.
Já o instrutor Sandro Nogueira, que participou do treinamento para ministrar o curso de motopoda, diz que o equipamento tem diversas utilidades. "Algumas empresas usam para poda de pinus. Na propriedade rural, geralmente, é usado para arborização e jardinagem. Em beiras de estrada também se usa muito para aparar árvores de modo que não enrosquem galhos nos caminhões", explica.
Híbrido entre a motosserra e a roçadeira, o equipamento de motopoda também é utilizado por empresas da área de energia elétrica para efetuar podas precisas em árvores próximas a linhas, em operações que primam pela segurança.
Segundo Nogueira, a demanda pela formação veio do próprio campo. "Em muitos cursos de motosserra que a gente ministrava, os alunos traziam a motopoda deles para pegar alguma orientação sobre manutenção, afiação", recorda.
O CURSO
O curso "Motosserrista - Motopoda" terá duração de oito horas, podendo ser realizado em um único dia. Apesar do treinamento dos instrutores ter sido feito em uma unidade móvel da empresa Stihl, o curso trabalha com diversas marcas. Um dos pré-requisitos para o participante é ter sido aprovado no curso"Motosserrista - corte polivalente de árvores?, do próprio Senar-PR. O catálogo pode ser acessado no endereço www.sistemafaep.org.br. (Foto: Divulgação Senar-PR)