De Cascavel para o mundo
Cascavel vai ser apresentada ao mundo durante o Fórum Global para a Alimentação e a Agricultura, que reunirá em Berlim (Alemanha), dias 19 e 20 de janeiro, ministros da Agricultura de aproximadamente 70 países. Até aí nada de mais, pois nesta era globalizada é normal que coisas desse tipo aconteçam. O que chama atenção é o motivo.
Conforme detalhes acordados ontem pelo gerente do Território Cidadão, Ailton Lima, o popular Cocão, com o responsável pelo setor de Ciência e Tecnologia da Embaixada do Brasil na Alemanha, Pedro Ivo Ferraz da Silva, Cascavel participará de um painel para expor os resultados do Programa Agricultura Urbana.
Iniciativa aparentemente despretensiosa lançada em 2017 pela gestão do prefeito Leonaldo Paranhos, esse programa vem transformando terrenos baldios que antes só serviam como criadouros de insetos e esconderijo para malandros em áreas para produção de alimentos de qualidade à população.
Hoje há espalhadas pela cidade 84 hortas desse tipo, com áreas que variam de 500 a 40 mil metros quadrados e beneficiam diretamente mais de duas centenas de famílias. "Temos desde hortaliças, mandioca, batata doce e quiabo até frutíferas e ervas medicinais e aromáticas", relata Cocão, que zela desse programa como zela da própria casa. (Foto: Arquivo Secom)