Emenda torna obrigatório menor preço para o pedágio
Emenda do deputado Luiz Cláudio Romanelli que recebeu assinaturas de apoio de outros 23 parlamentares e foi protocolada na tarde desta segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa do Paraná, torna o menor preço critério único para a nova a licitação do pedágio no Paraná, prevista para o fim do ano que vem.
"O Estado do Paraná tem o pedágio mais caro do Brasil. Isso trouxe um prejuízo enorme para toda a sociedade paranaense. É preciso construir um novo modelo de concessão, com a garantia do menor preço da tarifa do pedágio, bem como a garantia da execução das obras de melhorias nas rodovias", argumentou o cascavelense Marcio Pacheco, que figura na lista de apoiadores.
A emenda foi apresentada após a aprovação em primeira discussão do projeto do governo estadual, que altera as legislações vigentes sobre concessões e permissões de serviços públicos e de funcionamento da Agepar (Agência Reguladora do Paraná).
Romanelli tem sido o deputado mais combativo do atual modelo desde o início do debate, por isso articulou um grupo de apoio numeroso de forma a aumentar as chances de aprovação da emenda. "Não há mais volta. Não queremos esse modelo que nos querem empurrar, queremos tarifa justa, baixa e com obras e rodovias duplicadas. Isso é o mínimo que se espera", disse ele.
OUTROS DEPUTADOS
Além de Romanelli e Pacheco, assinam a emenda os deputados Coronel Lee, Luciana Rafagnin, Mabel Canto, Maria Victória, Mara Lima, Paulo Roberto da Costa (Galo), Soldado Fruet, Nelson Justus, Mateus Petriv, Evandro Araújo, Fernando Martins, Adriano José da Silva, Cristina Silvestri, Luiz Fernando Guerra Filho, Jorge Brand, Tercilio Turini, Everton Marcelino de Souza, Sebastião Medeiros, Jonas Guimarães, Antonio Anibelli Neto, Alexandre Amaro, Gilson de Souza e Rodrigo Venek.
APOIO DO POD
Também nesta segunda, o POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) anunciou o envio, ao governador Ratinho Junior e aos senadores e deputados do Paraná, de um documento em que rejeita o modelo de outorga, seja ele híbrido ou não. Por essa regra, as rodovias seriam entregues à empresa que se propor a pagar a maior quantia ao governo.
"O Oeste, a região que paga os pedágios mais caros para fazer fluir sua produção, rechaça esse modelo", enfatizou o presidente do POD, Danilo Vendruscolo. "Estamos dizendo claramente ao nosso governador e aos nossos representantes na Assembleia Legislativa e no Congresso nacional que não aceitaremos outra concessão de pedágio que não seja a do menor preço da tarifa e com investimentos já nos primeiros anos", acrescentou. (Foto: Assessoria Marcio Pacheco)