Paranhos se agiganta
Embora imperceptíveis para muitos, os primeiros movimentos no tabuleiro político de 2022 no Paraná aconteceram pouco mais de uma semana atrás. Quem conhece política, sabe que a eleição municipal sempre emoldura a disputa estadual, até pelo fato de os prefeitos e vereadores serem uma espécie de cabos eleitorais de luxo tanto dos candidatos a governador quanto dos candidatos a deputado.
E a julgar pelos números brotados das urnas de Cascavel, Leonaldo Paranhos se agigantou politicamente no Paraná inteiro, fato que veio reforçar ainda mais a possibilidade aventada há algum tempo de que daqui a dois anos ele possa vir a compor a chapa estadual majoritária da aliança PSD/PSC, como vice Ratinho Junior, em uma composição que, dizem nos bastidores, já estaria devidamente abençoada por Ratão, o pai do governador.
Dos prefeitos das maiores cidades paranaenses, o de Cascavel foi o único a superar a casa de 71% dos votos úteis no pleito do último dia 15. Também obteve, proporcionalmente, a votação mais expressiva entre todas as maiores cidades do Sul do País e a 20ª mais robusta entre todas as maiores cidades brasileiras.
Essa estrondosa votação é fruto do quê, se perguntam muitos cascavelenses e principalmente pessoas de fora. Nas contas de Paranhos, sua gestão investiu R$ 1.038 por habitante nos últimos quatro anos, um recorde. "É a cidade que tem mais obras públicas do Paraná", garante ele, que começou esta semana em Brasília tratando dos últimos detalhes para a inauguração das obras de ampliação do Aeroporto Municipal, que colocou Cascavel finalmente no grupo de elite da aviação nacional. (Foto: Arquivo Secom)