Alep só voltará a ter sessões presenciais no ano que vem
A mesa diretiva da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) anunciou nesta segunda-feira (16) que as sessões restantes deste ano serão todas online, com as reuniões presenciais sendo retomadas apenas a partir de fevereiro do próximo ano. Com isso, a Casa completará praticamente um ano no modelo remoto, que foi iniciado em março último.
Apenas os deputados integrantes da direção e um número reduzido de assessores e funcionários têm comparecido presencialmente ao plenário, em cujas galerias também está vetada a presença de público, tudo por conta da pandemia.
"Acho que é prudente a gente ter essa cautela. Nesse ano, na minha visão, não podemos voltar", argumentou o presidente Ademar Traiano, ressaltando que quando as sessões presenciais voltarem terá de ser exigido dos deputados o exame PCR, "o mesmo que faz um time de futebol".
IMPRENSA OFICIAL
Na sessão desta segunda os deputados aprovaram em primeiro turno o projeto do Governo do Estado que extingue a Imprensa Oficial, órgão responsável pela publicação dos diários oficiais, publicidade legal, suplemento de concursos e impressão de materiais gráficos e que só em 2019 teve um custo de R$ 4,2 milhões. O texto recebeu 36 votos favoráveis e oito contrários.
De acordo com o Executivo, a iniciativa partiu do próprio conselho de administração da Imprensa Oficial após um estudo técnico sobre o tema. Esse levantamento constatou que o parque gráfico é deficitário e que a divisão responsável pelas publicações oficiais, disponibilizadas por meio eletrônico desde 2004, poderia ser incorporada à administração direta, compondo a estrutura da Casa Civil. (Foto: Dálie Felberg/Alep)