Eleitor poderá treinar em casa, mas votar só na urna
Circula nas redes sociais uma fake news (notícia falsa) dando conta que os eleitores poderão votar de casa neste domingo (15), bastando para tanto saber fazer uso da internet. A mensagem até apresenta um link para que o eleitor preencha um cadastro, o que pode fazer com que seus dados pessoais caiam em mãos de golpistas.
Mas há uma novidade que pode ser usufruída pelo eleitor, esta sim de casa. Para agilizar o processo e evitar aglomeração nas sessões, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) disponibilizou na internet um simulador que dispõe inclusive de audiodescrição para quem possui deficiência visual.
Para votar no primeiro turno, é possível escolher entre cinco partidos na simulação: do Folclore, dos Esportes, dos Ritmos Musicais, o Partido das Profissões e o das Festas Populares. Cada um tem três opções de vereador para escolher.
Cada candidato a vereador tem um número formado por cinco algarismos. Quem não tiver escolhido um nome, mas quiser votar em um partido, basta digitar os dois primeiros algarismos. Para votar no candidato, precisa digitar o número completo dele que a tela exibirá foto, nome, número e partido. Se estiver tudo certo, é só confirmar, no botão verde. Senão, é só corrigir e digitar de novo.
O próximo passo é o voto para prefeito. Nesse caso, o número do candidato é o mesmo que o do partido. Ao digitar, aparecem na tela as fotos do cabeça de chapa e do vice, os nomes, o número e o partido. Aí, basta confirmar ou corrigir. O voto é registrado e pronto.