Brasileira da equipe de Joe Biden é filha de paranaense
Uma das prioridades do autoproclamado presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, é dar a atenção devida ao combate à pandemia do coronavírus, que já contaminou mais de 10 milhões de americanos, matando praticamente 238 mil deles. E o primeiro passo neste sentido foi a nomeação, nesta segunda-feira (9), de uma força-tarefa para tratar exclusivamente da Covid-19.
A novidade é a presença nesta equipe de 13 membros de uma brasileira nascida no Rio de Janeiro, mas que guarda uma relação muito estreita com o Paraná. Trata-se da médica Luciana Borio, filha do segundo casamento do empresário Leônidas Lopes Borio, nascido em Curitiba, engenheiro formado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e diretor por muitos anos da empresa Paraná Equipamentos S/A. Ele faleceu há dois anos.
No Paraná, Leônidas Bório também ocupou funções importantes no poder público. Em 1962 foi nomeado assessor especial do então governador Ney Braga para assuntos do Programa Aliança para o Progresso, um ano depois assumiu a presidência da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Econômico do Paraná) e posteriormente do Badep (Banco de Desenvolvimento do Paraná). Em abril de 1964, no governo Castelo Branco (1964-1967), também exerceu a presidência do IBC (Instituto Brasileiro do Café).
CARREIRA
Luciana Lopes Borio mora desde 1980 nos Estados Unidos, onde se formou em Medicina pela Universidade George Washington. Especialista em saúde pública, elas começou a trabalhar no governo americano durante a presidência de George W. Bush, depois dos ataques de 11 de setembro. Entre 2010 e 2019 (nas gestões de Barack Obama e Donald Trump) ocupou diferentes funções relacionadas ao assunto e participou do combate às epidemias de zika e ebola.
Em seu último cargo, do qual saiu em março do ano passado, Luciana era a responsável pela política de preparação médica e biodefesa da unidade de segurança global de saúde do Conselho de Segurança Nacional (NSC, na sigla em inglês), órgão ligado diretamente à Presidência dos EUA. (Foto: Reprodução CFR)