Ovelhas serão novidade na edição 2021 do Show Rural
A confirmação de ovelhas de nove raças será uma das atrações da área pecuária da 33ª edição do Show Rural Coopavel, agendada para o período de 1º a 5 de fevereiro de 2021 e que já tem a participação confirmada de mais de 300 empresas. A novidade resulta de parceria da cooperativa organizadora do evento com a Ovinopar, a Associação Paranaense de Criadores de Ovinos.
Os primeiros detalhes da participação da Ovinopar foram tratados nesta semana em reunião com diretores da associação e de coordenadores de áreas do Show Rural. "É uma grande alegria poder participar, pela primeira vez, de um evento reconhecido como um dos três maiores do mundo na transmissão de conhecimentos para a agropecuária", informa o presidente da Ovinopar Pedro Rocha de Abreu Filho.
Segundo Pedro, o Show Rural Coopavel é o ambiente ideal para contribuir com o projeto da entidade de disseminar e fomentar a ovinocultura no Paraná. "O setor pecuário traz novidades em todas as suas edições, com o melhor de raças bovinas e zebuínas. E agora teremos a oportunidade também de apresentar o que há de melhor de um rebanho que desperta cada vez mais interesse dos criadores", diz o presidente Dilvo Grolli.
VENDA
Além de mostrar o melhor da genética de nove raças, os visitantes poderão comprar animais com negociações diretas entre criador e produtor, sem intermediários, informa o coordenador da área Pecuária Rozimbo Júnior Magro. A mostra da Ovinopar acontecerá nos pavilhões da pecuária, em uma estrutura especialmente formatada para receber animais e criadores.
Além de Pedro Rocha, a comitiva da Ovinopar, que esteve em Cascavel, foi formada por Ubiratan Bruel, Pedro Ortiz, Jorge Szczypior, Fabio Schecheli, João Furlan e Alexandre Godoy. A recepção aos diretores da associação de criadores foi feita também pelo coordenador geral Rogério Rizzardi e pela gerente do Show Rural Adriana Gomes.
A OVINOPAR
A Ovinopar (Associação Paranaense de Criadores de Ovinos) foi constituída em 1980, em Guarapuava. Ele é o resultado da união de criadores e técnicos interessados em trocar experiências e desenvolver ações capazes de tornar a atividade ainda mais conhecida e praticada. Eles buscavam, inicialmente, combater dificuldades quanto à comercialização de lã e carne, além reverter o pouco volume de informações que chegava aos criadores. (Foto: Divulgação)