O Brasil já perdeu a Copa
Num País conhecido por tratar os criminosos do colarinho branco melhor do que os cidadãos de bem, não se poderia esperar outra coisa. Embora cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, enquanto o PT engorda a "vaquinha" destinada a uma possível campanha para que volte a presidir o Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva vai estrelar como comentarista da Copa do Mundo. É isso mesmo: suas análises serão feitas por cartas a serem lidas no programa "Papo com Zé Trajano" na VTV e na Rádio Brasil Atual, ambas de São Paulo. Isso é o mesmo que cuspir na cara dos brasileiros, que hoje são obrigados a comprar combustível a preço de ouro para que a Petrobras possa cobrir o maior rombo produzido pela corrupção que se tem notícia na história do País. Enquanto outros presos quando muito só têm o direito de falar com advogados e familiares, o ex-presidente terá o privilégio de se dirigir aos eleitores como se fosse um catedrático naquilo que é mais simpático aos brasileiros: o futebol. Mesmo que Neymar e Cia. levantem o caneco do hexa na Rússia, ao menos uma derrota pode ser contabilizada por aqui antes mesmo da estreia de nossa seleção, que entra em campo pela primeira vez neste domingo.
Ponto para...
Por maioria simples (6 votos a 5), o STF decidiu que a tal condução coercitiva (quando a pessoa é levada pela polícia para ser interrogada) agora é coisa do passado. A decisão confirma o entendimento individual do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, que concedeu, em dezembro do ano passado, liminar para impedir essa prática por considerá-la inconstitucional.
...os bandidos
A decisão da Suprema Corte, tomada durante julgamento de ações do PT e da OAB, anula algo que era permitido pelo Código de Processo Penal e certamente já está sendo comemorada pelos bandidos, que agora só podem ser levados para uma delegacia mediante prisão em flagrante delito ou autorização judicial prévia.
Indelicadeza I
O lançamento do livro "O Amigo do Direito Penal", do procurador da República Diogo Castor de Mattos e integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato, foi interrompido por cerca de uma dezena de manifestantes pró-Lula. O indelicado episódio ocorreu ontem à noite na Livraria Saraiva do Shopping Cristal, em Curitiba.
Indelicadeza II
Indelicada também foi a atitude do presidenciável Ciro Gomes ao dizer, em alusão a Sérgio Moro, que "usar gravatinha borboleta, circular por aí afora onde há holofotes, confraternizando com potenciais réus aos risos, isso não é juiz". Vale ressaltar que esse ataque partiu de alguém que responde a nada menos que 77 processos apenas na Justiça de seu Estado, o Ceará.
"Insalubridade"
Depois do episódio envolvendo Nanci Rafagnin, que arranhou uma vez mais a imagem da Câmara de Foz do Iguaçu, o Ministério Público do Paraná oficiou o presidente da Casa solicitando todos os atestados médicos apresentados pelos parlamentares desde o início da atual legislatura. O MP suspeita que, pelo número de licenças médicas concedids, ser vereador na cidade das Cataratas é algo pra lá de "insalubre".
Comichão
Por falar no jeitinho que permeia os órgãos públicos, gerou desconforto em muita gente a confirmação do nome do médico Marcos Tomasetto para a direção-geral do Hospital Universitário de Cascavel. É bom os insatisfeitos irem se coçando mesmo, pois Tomasetto assumirá o cargo com a missão de por ordem na casa.
* Pílulas
* Parece que finalmente vai surgir a fumaça branca sobre a conclusão das obras do Shyopping Catuaí, uma megaobra de 30 mil metros quadrados. * Sem alarde, engenheiros do grupo BR-Malls vieram a Cascavel fazer uma avaliação in loco da estrutura e definir o que é necessário para a retomada da construção. * A Justiça Federal de Cascavel concluiu hoje a fase de audiências de acusados e testemunhas do assassinato da psicóloga Melissa Almeida. * O Tribunal de Justiça confirmou do Paraná a condenação do ex-vereador Edson Narizão, de Foz do Iguaçu, acusado de nomear um suposto assessor que não comparecia à Câmara para trabalhar. * Em Cruzeiro do Oeste, na região de Umuarama, denúncia de um vereador levou a Câmara aprovar o afastamento do prefeito da cidade por 180 dias. * Durante esse período, destinado a aprofundar a investigação, a administração deverá ser conduzida pela vice-prefeita Helena Bertoco.