Tribunal afasta governador de Santa Catarina por até 180 dias
Natural de Maravilha, 43 anos, advogada, agricultora e ex-policial militar. Este é o perfil de Daniela Reinehr, primeira mulher a assumir o comando do Governo de Santa Catarina em toda história do Estado. "É uma honra, mas uma responsabilidade muito grande", disse ela, que ocupou a função brevemente entre os dias 6 e 17 de janeiro, mas agora o fará por bem mais tempo.
É que o Tribunal de Julgamento acatou já neste sábado (24) a denúncia de crime de responsabilidade contra o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) no caso do aumento salarial dado aos procuradores do Estado em 2019 por decisão meramente administrativa e determinou seu afastamento por até180 dias a contar da próxima terça-feira (27).
A sessão começou na manhã de ontem e terminou às 2h da madrugada de hoje na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e terminou com o placar de 6 votos a 4 pelo afastamento do governador. A vice também foi julgada, mas absolvida por 6 a 5.
Agora será instaurado um novo julgamento contra Moisés, que deverá ser feito dentro do prazo de 180 dias, período em que ele perderá um terço de seus vencimentos, mas que será devolvido em caso de absolvição futura. Se novamente condenado, o governador será afastado de forma definitiva e a vice efetivada no cargo. (Foto: Maurício Vieira/Secom)