Ratinho decreta luto em todo Paraná por morte de vereador
Ratinho Junior decretou luto estadual de três dias pela morte, nesta terça-feira (20), do vereador Jairo Marcelino, que exerceu nove mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Curitiba. Ele tinha 77 anos, estava internado desde setembro e não resistiu às complicações da Covid-19.
"A pandemia de Covid-19 tem tirado muitas pessoas queridas das famílias paranaenses, a quem presto toda a minha solidariedade pelas irreparáveis perdas. Hoje o vereador curitibano Jairo Marcelino, nosso companheiro no campo político, não resistiu à doença. Minhas sinceras condolências à família e aos amigos. Que Deus o receba com bênçãos", declarou o governador.
Um ato restrito a familiares, amigos próximos e autoridades vai selar a despedida ao vereador, que ocorrerá com uma missa a ser celebrada às 10h desta quarta-feira (21), em frente ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Não haverá velório.
O prefeito Rafael Greca, que anunciou, nas redes sociais, luto oficial de três dias em respeito à memória do parlamentar, e o presidente da Câmara Municipal, Sabino Picolo, vão participar da solenidade. Depois, o corpo seguirá em cortejo, apenas com a família, para cremação em Almirante Tamandaré.
Nenhum outro vereador ocupou posição tão privilegiada em Curitiba quanto Jairo Marcelino, que estava na Câmara há nada menos que 37 anos. Ele era o único membro remanescente da geração de 1983, a primeira a se eleger após o fim do bipartidarismo imposto pelo regime. (Foto: Carlos Costa/CMC)