Prefeito é condenado por distribuir ovos de Páscoa
De acordo com postagem feita no site do Ministério Público Estadual do Paraná na tarde desta terça-feira (6), a Justiça Eleitoral condenou o prefeito de São Carlos do Ivaí (Noroeste do Estado), José Luiz Santos, à perda dos direitos políticos por oito anos, em tese afastando-o da disputa atual já que ele se lançou candidato à reeleição.
A representação foi feita pelo MPPR por meio da Promotoria de Justiça de Paraíso do Norte, sede da comarca, que também ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa pelos fatos que levaram à representação. Segundo a ação, o prefeito teria promovido, em abril, a distribuição de mais de mil ovos de chocolate a servidores e estagiários das secretarias municipais, dentre outras pessoas.
A investigação apurou que os insumos para confecção dos doces foram adquiridos com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que legalmente devem ser destinados exclusivamente para financiar despesas de manutenção e desenvolvimento da educação básica.
Conforme o MPPR, o próprio prefeito registrou a entrega em fotos do evento e posteriormente as utilizou para promoção pessoal nos meios de comunicação oficial do Município.
OUTRO LADO
O prefeito José Luiz dos Santos se defendeu por meio de vídeo divulgado nas redes sociais no qual afirma que mantém sua candidatura e ressalta que o município de São Carlos de Ivaí, tanto nessa como em outras gestões, era acostumado a dar ovos de Páscoa para as crianças."Como eu tinha feito nos outros três anos da minha gestão, fiz nesse também. Devido à pandemia, fabricamos os ovos e entregamos às crianças. O nosso promotor entendeu que eu quis fazer campanha [eleitoral] em abril", ressaltou. (Foto: Reprodução Redes Sociais)