A população quer saúde, adverte Michele Caputo
O deputado Michele Caputo os resultados do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas em relação às principais demandas dos eleitores para as eleições municipais deste ano. "Disparado em primeiro lugar, 37,8% saúde, depois 11% emprego, 8% educação, 6% segurança. Pouca variação em todas as regiões brasileiras", informou.
O resultado demonstra que a preocupação da área cresceu consideravelmente por conta da pandemia da covid-19. "Entendemos todos os impactos econômicos da pandemia, mas a principal, disparada, preocupação de todos os brasileiros nesta eleição é saúde", destacou Caputo, coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus.
Ele também defendeu a retomada imediata das cirurgias eletivas interrompidas por conta da pandemia do coronavírus. "As pessoas estão sofrendo, as filas estão ampliando, uma série de especialidades é possível ser realizadas. Essas cirurgias não têm nenhum comprometimento de leito estratégico de UTI para Covid", argumentou. "Tem cirurgia eletiva que daqui a 15 e 20 dias, vira cirurgia de urgência, de emergência, não se justifica mais uma decisão linear que não se tem mais cirurgia eletiva pelo SUS", reforçou.
TESTES DE COVID
Ontem, a Assembleia Legislativa aprovou o substitutivo geral ao projeto de lei do deputado Michele Caputo que regulamenta a oferta de testes rápidos de Covid-19 em farmácias do Paraná e que agora segue para sanção do governador Ratinho Junior.
Pela proposta, os exames deverão ser realizados preferencialmente no modalidade drive-thru, em área externa, garantindo a segurança dos demais usuários. Além disso, devem ser seguidas as recomendações da Anvisa sobre o papel do farmacêutico na execução dos testes. (Foto: Divulgação)