Itaipu e Governo do PR selam mais uma parceria
Sonho antigo de Foz do Iguaçu e região, a duplicação da BR-469, mais conhecida como Rodovia das Cataratas, finalmente vai sair do papel. O pontapé inicial foi dado nesta sexta-feira (25), quando o diretor da Itaipu Binacional, principal financiadora do projeto, e o governador do Paraná formaram a parceria entre a hidrelétrica e o Estado para executar os 8,7 km de pavimentação.
"Esse compromisso assinado com o Governo do Estado é uma etapa importante das atividades. O governador indicou essa obra no começo das nossas conversas e hoje firmamos essa parceria. Essa obra tem exigências técnicas muito grandes, com ciclovias, viaduto e passagens para os animais. Ela se integrará ao ambiente dos atrativos de Foz do Iguaçu", afirmou na ocasião o general Silva e Luna. "Vamos gerar empregos e investimentos na região Oeste do Paraná", acrescentou.
"O município tem vocação para o turismo e essas obras vão trazer investimentos, atrativos. Foz do Iguaçu sofreu muito com a pandemia e o fechamento do acesso Brasil-Paraguai. Estamos criando vetores para acelerar a força do turismo e a economia do município", assinalou Ratinho Junior, lembrando que Estado e Itaipu vêm fazendo importantes parcerias pelo desenvolvimento do Paraná.
O investimento estimado é de R$ 139,4 milhões, dos quais R$ 136,3 milhões serão financiados pela Itaipu Binacional e o restante pelo Governo do Paraná, que também será responsável pelo gerenciamento da obra. Como a parte burocrática ainda demanda um bom tempo, se tudo correr dentro do previsto as obras serão iniciadas no final de março ou início de abril do próximo ano. (Foto: Geraldo Bubniak/AENPR)