Cmeis de Cascavel vão manter horário reduzido durante a Copa
Diante dos questionamentos feitos nas mídias sociais nos últimos dias sobre o atendimento principalmente dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) de Cascavel devido ao Decreto 14.185, de 24 de abril de 2018 - que define horário especial de funcionamento do serviço público municipal durante os jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo 2018 - o prefeito Leonaldo Paranhos convocou reunião especial nesta manhã (14) com os diretores de todos os Cmeis no Paço Municipal. Por unanimidade, o grupo decidiu pela manutenção do Decreto, que prevê expediente reduzido nas unidades educacionais nos dias de jogos, o que foi acatado pelo prefeito.
Durante a reunião, da qual participaram também a secretária de Educação, Márcia Baldini, o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, e a diretora e a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Vanilse Silva Schenfert, os diretores deixaram claro que entendem que o Cmei não pode ter regulação diferenciada da escola, uma vez que ele não tem caráter assistencial e, sim, educacional. Por isso, como o decreto foi feito com bastante antecedência, já realizam assembleias com a comunidade escolar, visando à organização dos pais e dos funcionários.
A grande maioria relatou que, apesar de não ter encontrado barreiras diante da medida administrativa, ainda assim colocou a unidade escolar à disposição dos pais que possam ter dificuldade de alterar a rotina da criança nesses dias. Também disseram que alguns pais solicitaram para deixar as crianças o dia todo em casa, para evitar o transtorno do ir e vir. A realidade em cada comunidade está sendo analisada caso a caso pelos diretores.
EXPEDIENTE
Dia 22 de junho - sexta-feira - Jogo às 9h.
Unidades educacionais (Escolas e Cmeis): expediente reduzido, com dispensa dos trabalhos no período matutino (manhã), retornando com expediente normal no período vespertino (tarde), às 12 horas.
Unidades de saúde: expediente normal, ficando mantidos os mesmos horários de funcionamento já praticados pelas unidades.
Repartições em geral: expediente reduzido para 6 horas, em horário especial, das 12 às 18 horas.
Dia 27 de junho - quarta-feira - jogo às 15h
Unidades educacionais (Escolas e Cmeis): expediente reduzido, sendo normal no período da manhã, com dispensa do expediente vespertino (tarde) às 14h30.
Unidades de saúde: expediente normal, ficando mantido os mesmos horários de funcionamento já praticados pelas unidades.
Repartições em geral: expediente reduzido para 6 horas, em horário especial, das 8 às 14 horas. (Foto: Secom)