MP, OAB e TRE querem mais mulheres na política
Mesmo representando mais de 50% da população do Estado, as mulheres comandam apenas 7% das prefeituras e ocupam apenas 12% das cadeiras nas câmaras municipais do Paraná. Mudar esse cenário e fazer com que elas participem mais ativamente da política é o objetivo central da campanha Mulheres na Política, uma ação conjunta do MPF (Ministério Público Federal), MP/PR (Ministério Público do Estado do Paraná), OAB/PR (Ordem dos Advogados do Brasil) e TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).
Num primeiro momento a campanha será centrada na divulgação de uma cartilha sobre o tema. On-line, ela traz de forma bem didática diversos esclarecimentos sobre o assunto, como a importância da cota de gênero na política, as dificuldades enfrentadas pelas candidatas mulheres e a presença feminina nas últimas eleições.
Num segundo momento a campanha contará com uma série de vídeos, que serão atualizados ao longo do ano até as eleições de 15 de novembro para conscientizar sobre as cotas de gêneros nas eleições, o financiamento das campanhas e a propaganda eleitoral.
"Ainda não vemos uma participação efetiva da mulher no cenário político. Precisamos que as cotas sejam de fato cumpridas, que o apoio jurídico, de marketing e administrativo seja dado e as verbas sejam distribuídas de forma igual aos candidatos homens", afirma a procuradora regional eleitoral Eloísa Helena Machado. (Ilustração: Pixabay)