Mac Donald não desiste e Foz tem nove candidatos
A eleição de 2016 para a Prefeitura de Foz do Iguaçu teve que ser realizada duas vezes porque o vencedor da primeira, Paulo Mac Donald, concorreu sub judice e não conseguiu reverter a decisão judicial que o havia tornado inelegível. Passados quatro anos a história pode se repetir, e com o mesmo personagem.
É que, apesar de figurar na lista de inelegíveis encaminhada há poucos dias pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) ao TRE-PR (Tribunal Regional do Estado do Paraná), Mac Donald fez prevalecer sua vontade de concorrer e teve a candidatura homologada na convenção do Podemos, seu novo partido, com a pepista Bibiana Orsi como vice.
Mas esse não foi o único fato, digamos, inesperado ocorrido nas convenções da Cidade das Cataratas, que aprovaram nada menos que nove candidatos à Prefeitura. Surpresa ainda maior foi a confirmação, pelo PDT, da candidatura de Nelton Friedrich, que foi deputado constituinte por Toledo e migrou para Foz ao ser nomeado em um cargo na antiga diretoria da Itaipu Binacional. Seu vice é Amilton Farias, da Rede.
O prefeito Chico Brasileiro teve confirmada sua candidatura à reeleição pelo PSD, mas mudou de vice: Nilton Bobato, atual ocupante da função, abriu mão em favor do delegado Francisco Sampaio para facilitar uma composição política que tornasse a coligação mais forte.
OUTROS CONCORRENTES
Também foram homologadas para a eleição majoritária de Foz do Iguaçu as seguintes candidaturas: Aneocir José Lauermann a prefeito e Diego Carvalho de vice, ambos pelo PCdoB; Cassio Lobato (Patriotas) a prefeito com Ricardo Albuquerque (PV) de vice; Luiz Henrique a prefeito e Marcelo Arruda, em chapa pura do PT; Ranieri Marchioro a prefeito e Leila Youssef, ambos do PRTB; Sidnei Silva Prestes Junior (Republicanos) a prefeito com Roberto Murça (PSL) de vice e Tatiana Fruet (PROS) a prefeita com Gustavo Tramontin (Avante) de vice. (Foto: Divulgação PMFI)