Roubo ao comércio cai 73,7% na região de Toledo e 65% na de Foz
O número de roubos no comércio caiu 73,7% na região de Toledo, que apresentou o maior recuo no Estado no comparativo do 1º trimestre de 2018 com o mesmo período de 2017. A área da 13ª AISP integra, além de Toledo, outros 22 municípios, que somam cerca de 450 mil habitantes. Já na região de Foz do Iguaçu a queda nesta modalidade criminosa caiu 65%.
O delegado-chefe da 20ª Subdivisão de Polícia Civil, Antônio Donizete Botelho, explica que houve a modernização de equipamentos do setor de inteligência, o que potencializou o trabalho das forças policiais.
Além disso, a queda no número de ocorrências contra o patrimônio comercial é atrelado a outros fatores como o comprometimento do efetivo no combate ao crime. "Houve a massificação das investigações com a PM e a Guarda Municipal na área central da cidade de Toledo. São ações ininterruptas e o resultado foi essa redução drástica no número de crimes, o que beneficia toda a população", afirma Antônio.
A redução no número de roubos a comércio também foram registradas nas regiões União da Vitória (-60%), Telêmaco Borba (-54,5%), Campo Mourão (-53,7%), Maringá (-47,7%), Londrina (-45,2%), Paranavaí (-45,1%), Cornélio Procópio (-44,7%) e São Mateus do Sul (-41,3%).
FOZ DO IGUAÇU
O número de roubos a comércio caiu 65% em Foz do Iguaçu no mesmo período, com a soma de boletins de ocorrência nessa modalidade passando de 158 para 55.
O índice de roubo à residência (-56,3%) e de roubo de veículos (-47%) seguiram a mesma melhora no relatório estatístico produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública baseado em registros de boletim de ocorrência.
"O fator decisivo foi a integração de forças, inclusive com a Guarda Municipal, e a resposta rápida da polícia. A qualidade dos inquéritos aumenta o potencial para que os suspeitos sejam punidos e tenha queda nos índices de modo significativo", afirmou o delegado-chefe da 6ª Subdivisão de Polícia, Rogério Antônio Lopes.
A região pertencente à 12ª Área Integrada de Segurança Pública, com sede em Foz do Iguaçu, registrou também queda de 11,3% nos crimes contra o patrimônio. Os roubos reduziram em 29,9%. O índice de furtos a residências também apontou uma redução de 11%, assim como o furto a comércio (-22,3%) e furto a veículos (-3,6%), comparando os três primeiros meses de 2018 com 2017.