Almoço desta quinta-feira terá abertura da Copa de sobremesa
Primeira oportunidade que o Brasil tem para minimizar a trágica derrota por 7 a 1 para a Alemanha de quatro anos atrás, a Copa 2018 começa nesta quinta-feira. De hoje até 15 de julho, o mundo estará ligado nos gramados da Rússia, onde o escrete canarinho tem como missão conquistar o hexacampeonato.
A cerimônia de abertura está marcada para as 11h30 (horário de Brasília), tendo como palco o Estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para 81 mil espectadores. A festa terá como protagonistas o cantor britânico Robbie Williams e a soprano russa Aida Garifullina, e como apresentador o brasileiro Ronaldo, campeão mundial de 1994 e 2002.
PRIMEIRO JOGO
Quando o relógio marcar meio-dia (também de Brasília), o árbitro argentino Néstor Pitana deve soprar o apito para o início propriamente dito da competição. Rússia e Arábia Saudita, que ocupam as duas últimas colocações no ranking da Fifa entre as 32 seleções participantes, fazem o jogo de abertura, o único de hoje.
E a seleção da casa poderá entrar em campo tendo na lateral-direita o brasileiro naturalizado russo Mário Fernandes, jogador revelado pelo Grêmio Porto-alegrense e que atualmente integra o CSKA de Moscou, onde chegou há seis anos. Os destaques do time são os gêmeos Anton e Alexei Miranchuk, que jogam no meio campo.
MAIS BRASILEIROS
Além de Mário Fernandes, mais quatro brasileiros jogarão esta Copa defendendo seleções de outros países. O mais antigo é Pepe, veterano zagueiro que jogará seu terceiro Mundial defendendo as cores de Portugal. Alagoano de Maceió, ele se naturalizou português em 2007, quando ainda defendia o Porto.
A seleção da Espanha terá dois brasileiros natos (Diego Costa e Rodrigo Moreno), além de Tiago Alcântara, que é filho do ex-jogador Mazinho, mas nasceu na Itália e se naturalizou espanhol. Já a Polônia contará com a experiência de Thiago Ciornek, nascido em Curitiba.