O trevo da promessa
Quando do anúncio do entendimento para que a concessionária responsável pelo trecho da BR-277 que vai de Foz do Iguaçu a Guarapuava construísse um novo Trevo Cataratas, em Cascavel, como compensação pela fortuna que amealhou indevidamente dos usuários da rodovia com a cobrança de um pedágio extorsivo, o Alerta Paraná fez alguns questionamentos para os quais determinados analistas de plantão torceram o nariz, atribuindo a este site uma hipotética defesa do "quanto pior, melhor".
Pois um estudo apresentado neste 9 de setembro pelo deputado estadual Homero Marchese se encarregou de dar total razão a este site e transferir esse suposto atestado de má-conduta aos seus detratores de alguns meses atrás.
Após percorrer todos os trechos de rodovias concessionadas do Paraná para verificar a real situação dessas vias, o parlamentar anunciou que das 16 obras previstas nos acordos de leniência firmados pela Ecocataratas e também pela Rodonorte, apenas cinco estão em andamento. E das que estão, nenhuma se localiza na região Oeste, uma espécie de patinho feio do Anel de Integração desde a implantação do pedágio, esta mina de ouro que enriqueceu alguns poucos privilegiados.
"Esse nosso trabalho é uma prestação de contas para o cidadão e para o contribuinte paranaense que já foi tão penalizado. Entendemos que a transparência é a principal ferramenta para garantir o controle da gestão pública pela sociedade", disse Marchese ao apresentar o levantamento e cobrar das empresas e das autoridades uma satisfação aos paranaenses.
O primeiro anúncio era de que as obras do Trevo Cataratas começariam ainda no primeiro semestre, depois a marcação ficou para agosto, mas já estamos em meados de setembro e nada! Por um acaso promessa deixou de ser dívida?