PR já responde por 36% da produção avícola brasileira
Com aproximadamente 20 mil granjas distribuídas por todo o Estado, o Paraná já responde por 36% da produção nacional de frangos, tendo atingido em 2019 mais um recorde de abates, com 1,87 bilhão de cabeças. Também é o principal exportador de carne de frango do Brasil, tendo enviado no ano passado 1,58 milhão de toneladas para China (290 mil ton.), África do Sul (139 mil ton.) e Arábia Saudita (127,56 mil ton.) e outros quase 160 países, o que gerou uma receita de US$ 2,56 bilhões.
Mas há outros dados a destacar a importância do setor para a economia paranaense. Os abatedouros avícolas reúnem mais de 69 mil postos de trabalho direto no Paraná e outros pelo menos 15 empregos indiretos. A avicultura de corte representa 20% do BBP (Valor Bruto da Produção) do Estado, que tem o grosso de sua produção concentrado nas regiões Oeste (35,4%), Norte (20,4%) e Sudoeste (19,3%).
Esses e outros números foram apresentados a Ratinho Junior pela nova diretoria do Sindiavipar, que se comprometeu a garantir um acesso maior a crédito para que o setor se desenvolva ainda mais. "É um setor fundamental para o Estado e temos muito interesse em ampliar a produção", afirmou o governador.
"O setor tem condições de continuar crescendo, mas precisa do apoio do Estado em infraestrutura. A avicultura representa um quinto da riqueza do agronegócio", declarou Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Cooperativa Lar e que na semana passada assumiu o comando do Sindiavipar para um mandato de três anos. "Onde tem avicultura, mesmo sem abatedouro, há IDH elevado porque a geração de riqueza é muito grande", ressaltou.
O sindicato aproveitou para agradecer pelos esforços das secretarias estaduais de Saúde e Agricultura e Abastecimento na manutenção da operação dos frigoríficos e na orientação dos cuidados sanitários durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Desde março o setor mantêm reuniões virtuais periódicas para discutir controle de contágio e a resposta à Covid-19 sem interromper as atividades da cadeia, da granja ao Porto de Paranaguá.
A NOVA DIRETORIA
Além do Irineo da Costa Rodrigues, a nova diretoria do Sindiavipar será composta por José Antônio Ribas Junior (vice-presidente), Rafael Santos (secretário) e Roberto Kaefer (tesoureiro). O Conselho Fiscal Efetivo é composto por Alfredo Lang, Gerson Muller e Adroaldo Paludo, enquanto Dilvo Grolli, Valter Pitol, Sidnei Donizete, Bottazzari, Ciliomar Tortola, Ricardo Chapla, Hugo Leonardo Bongiorno e Fabio Stumpf são os novos suplentes. (Foto: AENPR)