Conheça o substituto de Dallagnol na Lava Jato
O fato de ser o mais antigo membro da Procuradoria da República no Paraná a manifestar interesse e disponibilidade para a função fez com que o MPF (Ministério Público Federal) confirmasse o procurador Alessandro José Fernandes de Oliveira como novo comandante da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná.
A informação foi confirmada no início da tarde, horas depois de o procurador Deltan Dallagnol postar vídeo nas redes sociais comunicando a sua saída."Depois de anos de dedicação intensa à Lava Jato, eu acredito que agora é hora de me dedicar de modo especial pra minha família?, afirmou ele, que assinou várias denúncias contra nomes importantes da política nacional, dentre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Balanço do próprio MPF aponta que 543 pessoas foram denunciadas em 217 acusações criminais apresentadas pela força-tarefa liderada por Dallagnol desde 2014 e que 166 delas acabaram condenadas pela Justiça. Dallagnol tem dois processos disciplinares abertos contra ele no Conselho Nacional do Ministério Público por conta desse trabalho, mas ambos estão suspensos.
CURRÍCULO
Alessandro Oliveira tem 40 anos, é natural de Curitiba e ingressou no MPF há 8 anos. Ele integrou o grupo de trabalho da Lava Jato na gestão da ex-procuradora-geral Raquel Dodge, em Brasília, e é especialista em colaboração premiada. Antes de entrar para a área de investigações criminais, atuou como procurador regional eleitoral do Paraná, entre 2013 e 2017.
Oliveira é mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR, professor em matérias com ênfase no Direito Criminal e Processual Penal desde 1996 e docente nas disciplinas de persecução patrimonial e administração de bens na Escola Superior do Ministério Público da União. Pelos colegas procuradores ele é visto como alguém com elevado conhecimento técnico e teórico e que irá realizar um bom trabalho. (Foto: Divulgação MPF)