Itaipu é motivo de orgulho para o Brasil, diz Bolsonaro
"A Itaipu Binacional é um orgulho para todos nós, não só por ser a hidrelétrica que mais produz energia limpa, mas pela forma que ele [o diretor-geral brasileiro Joaquim Silva e Luna] vem administrando a mesma. De modo que sobram recursos para que obras sejam executadas aqui nesse cantinho maravilhoso do estado do Paraná, onde contamos com uma das maravilhas do mundo, as nossas Cataratas [do Iguaçu]".
Assim comentou o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira (27), em Foz do Iguaçu, ao lançar a pedra fundamental para duplicação da BR-469, mais conhecida como Rodovia das Catataras e na qual a binacional vai investir R$ 136,3 milhões. A rodovia tem 8,7 quilômetros de extensão e liga a cidade de Foz do Iguaçu e o trevo da via para a Argentina ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e ao Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu.
Bem humorado, o presidente não limitou os elogios ao diretor da Itaipu. "Não é difícil comandar o Brasil quando se tem uma equipe de ministros como nós temos", reconheceu.
Bolsonaro também visitou as obras do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e a usina. A ampliação e as melhorias do aeroporto vão permitir que ele receba voos internacionais e se torne um hub (centro de distribuição de voos) do Mercosul. Junto com a duplicação e a segunda ponte, essa é mais uma obra financiada pela Itaipu, que está fazendo aproximadamente R$ 1 bilhão de investimentos em obras estruturantes no Oeste paranaense.
PRESENÇAS
Acompanharam a visita de Jair Bolsonaro a Foz inúmeros líderes políticos importantes, dentre eles os deputados federais Evandro Roman, Fernando Giacobo, Vermelho, Aline Sleutjes, Filipe Barros, Paulo Martins, Hélio Lopes e Ricardo Barros, este último novo líder de seu governo na Câmara Federal. Em Foz, ele foi recepcionado por Silva e Luna, pelo governador Ratinho Junior, pelo prefeito Chico Brasileiros e inúmeros outros líderes políticos paranaenses.
Também acompanharam a cerimônia os ministros Marcelo Álvaro Antonio (Turismo), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Jorge Oliveira (Secretaria da Presidência), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo); o diretor-geral do Dnit, Antônio Leite Santos Filho; o presidente da Embratur, Gilson Machado; o presidente da Infraero, Hélio Paes de Barros; o presidente da Copel, Daniel Pimentel; os secretários estaduais Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), Romulo Marinho (Segurança Pública) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Samuel Prestes; os deputados estaduais Hussein Bakri, Ricardo Arruda, Coronel Lee e Soldado Fruet; os deputados federais Vermelho, Aline Sleutjes, Ricardo Barros, Filipe Barros, Paulo Martins e Hélio Lopes; além de prefeitos, representantes dos outros Poderes e empresários. (Foto: AENPR)