Palestras e debate marcarão Show Pecuário on-line 2020
Depois de ser cancelada por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a edição 2020 do Show Pecuário foi remarcada e acontece de hoje (25) até sexta-feira (28), sempre das 19h30 às 20h30. A novidade é que este importante evento organizado pelo Sindicato Rural de Cascavel e pela Sociedade Rural do Oeste do Paraná será, desta feita, inteiramente on-line.
Mais enxuta, a edição contará com palestras muito importantes para quem mexe com a bovinocultura. A de abertura será de Alexandre Toloi, zootecnista e gerente nacional de Sistemas de Ordenha Voluntário da DeLaval Brasil, que apresentará o que há de mais moderno para o setor.
"Vou falar sobre o crescimento da automatização no processo de ordenha voluntária, tecnologia que busca mais eficiência no processo e gera menor dependência de mão de obra para trabalhos pouco produtivos. Vou mostrar exemplos de resultados em algumas fazendas no Brasil e ao redor do mundo. Também vou trazer alguns pontos da agricultura, com informações sobre as últimas inovações em sistemas de precisão e como eles melhoram os resultados no dia a dia do negócio", adianta Toloi.
Amanhã será a vez do renomado pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), Thiago Bernardino de Carvalho, que falará sobre o mercado asiático. "A China vem comprando mais produtos brasileiros nos últimos meses, devido a alguns fatores como: competitividade dos produtos brasileiros em termos de quantidade e qualidade, preços relativos mais atraentes (devido ao câmbio desvalorizado e também aos custos competitivos) e também pela briga comercial entre o país asiático e os EUA. Soma-se a esse fato a pandemia, que aproximou mais o Brasil da China devido à qualidade e controle de seus produtos", adianta.
A palestra de quinta-feira será de Izaías Junior, médico veterinário da Zoetis e mestre em reprodução bovina, falar sobre os desafios da reprodução na pecuária de corte brasileira, e na sexta um debate reunirá grandes nomes da agropecuária brasileira, dentre eles Ronei Volpi, presidente da Câmara Setorial do Leite e também da Comissão Técnica da Bovinocultura de Leite da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), e René Machado, gerente executivo da Nestlé Brasi.
"Encontramos uma oportunidade de repassar conhecimento em meio à pandemia. As lives têm acontecido a todo o momento, em todos os segmentos, e resolvemos também apostar nessa ideia. Pedimos que todos assistam e divulguem. Afinal, é mais uma forma de aprender", comemora Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel. (Foto: Arquivo Show Pecuário)