Coopavel lamenta a morte de fundador e ex-presidente
O anúncio da morte do agropecuarista Roberto Wypych, na manhã desta quarta-feira (18), aos 92 anos, em Anápolis (GO), foi recebido com tristeza por diretores, associados e colaboradores da Coopavel Cooperativa Agroindustrial. Wypych construiu uma história de trabalho e dedicação nos anos iniciais da cooperativa e foi um dos mentores da Cotriguaçu.
Para o atual presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, as lições de Roberto Wypych não serão esquecidas. "Foi um grande homem e ser humano. Um empreendedor dedicado e impactado pelas causas do bem. Ele fez história na Coopavel e consolidou a sua trajetória como líder e entusiasta do cooperativismo. Temos uma imensa dívida de gratidão com ele", afirmou. "O Roberto deixa exemplos e uma grande obra", completou.
Wypych comandou a Coopavel por cinco anos, de 1974 a 1979. Mais velho de quatro irmãos e filho de poloneses, ele nasceu em Cruz Machado e teve uma infância difícil. Chegou a ser morador de rua, engraxate e conquistou a grande oportunidade de sua vida ao entrar para o colégio militar. Já no Oeste do Paraná, Wypych construiu uma trajetória de sucesso.
Além de sócio-fundador e segundo presidente da Coopavel, seria presidente da Cotriguaçu, o braço logístico de cooperativas instaladas na região. Ele chegaria a vice-presidente da Ocepar e, devido à sua tenacidade e poder de aglutinação, teve seu nome lançado na política. Foi deputado estadual e suplente de senador de outro paranaense ilustre, Affonso Camargo. Em 1985, ele chegou a titular da cadeira.
Outra das contribuições de Wypych para o agronegócio brasileiro foi ter ajudado, a partir de recomendações feitas ao BNDES, na liberação de financiamentos a projetos rurais em várias regiões do País. O primeiro contemplou um produtor rural do Mato Grosso do Sul e esse foi o salto necessário para a transformação produtiva e econômica do estado. Líder cooperativista dos mais respeitados, Wypych teve a sua história recentemente imortalizada em livro. Uma das homenagens mais importantes que recebeu foi em 2011, o Título de Cidadão Honorário de Cascavel. (Foto: Coopavel)