Morre Roberto Wypych, ex- senador por Cascavel
Será sepultado em Anápolis (GO) o corpo de Roberto Wypych, que faleceu de causas naturais aos 92 anos nesta quarta-feira (19). Pioneiro de Cascavel, ele se destacou grandemente no ramo cooperativista e foi o primeiro e único representante da cidade no Senado Federal.
Paranaense de Cruz Machado e contador de formação, Wypych chegou em Cascavel em 1964 e aqui se notabilizou por sua grande visão de futuro. Foi presidente da Coopavel e da Cotriguaçu, em cuja gestão a central construiu em Paranaguá o terminal portuário que atende até hoje as cooperativas do Paraná.
Por sua destacada atuação, também exerceu um mandato de deputado estadual a partir de 1967 e depois foi escolhido como suplente do senador Afonso Camargo, a quem substituiu no Senado Federal no período em que este foi ministro dos Transportes do Governo José Sarney, entre 1985 e 1986.
Em Cascavel, Roberto Wypych também foi presidente do Rotary e candidato a prefeito em 1982, tendo recebido em 2011 o título de Cidadão Honorário do município por proposição do então vereador Nelsinho Padovani.
"Ele sempre esteve adiante do seu tempo, dinãmico, empreendedor e acima de tudo idealista pelas causas que acreditava", comentou em postagem no Facebook o filho Roberto Wypych Junior, um dos mais conceituados advogados de Cascavel.