Guarda com poder de polícia
As duas informações centrais deste breve comentário, mesmo que a contragosto, é de interesse direto dos cascavelenses que costumam transformar ruas e demais espaços públicos da cidade em uma espécie de quintal de casa. Pois saibam todos que costumam exercitar o tolo prazer pela baderna que a partir de agora a cidade conta com novas e importantes armas para enquadrá-los e garantir o sossego alheio.
A primeira é a entrega feita hoje, pelo Conseg, de dois decibelímetros para a Polícia Militar, um para a Polícia Rodoviária Federal, um para a Polícia Rodoviária Estadual e outro para a Guarda Municipal. Esses equipamentos são usados para medir, por exemplo, a altura do som dos veículos e a intensidade do ruído dos escapamentos de motocicletas, há muito dois verdadeiros tormentos para os cascavelenses, sobretudo nos fins de semana.
E a segunda é que o Município firmou ontem com o Estado convênio possibilitando que a Guarda Municipal também passe a preencher o temível BO (Boletim de Ocorrência) e a lavrar o termo circunstanciado, além de consultar, no ato de uma fiscalização, antecedentes criminais de pessoas e veículos.
O secretário municipal Antidrogas, Antonio Volnei dos Santos, garante que essa maior integração Estado-Município, já formalizada também com outras dez entre as maiores cidades paranaenses, vai otimizar o atendimento das ocorrências, desburocratizando e desafogando o trabalho da Guarda Municipal.