Câmara reconhece luta de delegada e apresentadora contra o assédio sexual
A Câmara entregou nesta terça-feira (12) votos de louvor e congratulações à delegada Raissa de Vargas Scariot e à apresentadora Olga Bongiovanni pela condução do projeto "Contra o Assédio Sexual, Faça Escândalo. Grite", que promove a conscientização sobre a importância de denunciar o assédio através da imprensa e também no transporte público. A homenagem foi uma iniciativa de Alécio Espínola, mas aprovada pela totalidade dos vereadores.
Raíssa, que está há dois anos à frente da Delegacia da Mulher, relatou que já foram instaurados mais de 1500 inquéritos policiais, envolvendo violência doméstica e familiar, e registrados casos 2077 desse tipo. "Tanto eu quanto toda a equipe da Delegacia estamos realmente empenhadas na conclusão destes inquéritos, dos quais mais de 1300 já foram denunciados ou arquivados pelo Ministério Público", afirmou.
A delegada destacou ainda que a realização de campanhas e parcerias com ONGs, entidades e imprensa elevou significativamente o número de atendimentos, o que mostra que as mulheres se sentem mais seguras e empoderadas para denunciar.
"Precisamos usar nossa voz, e fazer eco, muito eco", enfatizou Olga Bongiovanni. Na opinião da apresentadora, Cascavel demorou demais para iniciar um movimento deste tipo. "Queremos o apoio de todos, temos que gritar mesmo, encorajar as mulheres e intimidar os agressores", apontou.
As homenageadas destacaram também a relevância da implantação da Patrulha Maria da Penha, proposta e aprovada pela Câmara. A patrulha visita periódica às residências de mulheres em situação de violência doméstica e familiar para verificar o cumprimento das medidas protetivas de urgência e reprimir atos de violência. (Foto: Flávio Ulsenheimer)