Números a comemorar
Já apontamos nesta coluna que Júlio Reis é um dos mais eficientes nomes da Polícia Civil do Paraná. Pois agora vamos à prova: conforme balanço apresentado nesta terça-feira, o número de mortes violentas (homicídios dolosos, latrocínios e lesão corporal seguida de morte) fechou em 536 no primeiro trimestre deste ano no Estado. Ainda é muito, é bem verdade, mas bem menos que as 662 registradas em igual período do ano passado. E não foi necessário fazer grandes investimentos para chegar a esse resultado. Bastou tornar mais efetivo o combate da polícia aos traficantes, pois, como bem disse Júlio ao analisar o balanço, "a repressão ao tráfico se expande a outros números". Hoje é mais fácil de entender os motivos que levaram este cascavelense a se tornar um dos poucos nomes mantidos no secretariado estadual mesmo com a troca de governador.
A lamentar
Ainda na seara policial, é de se lamentar profundamente que seis PMs estejam entre os 17 presos da megaoperação desenvolvida hoje para desbaratar o que se acredita ser a maior quadrilha de traficantes a atuar em Curitiba e região Metropolitana. Nesse caso, a farda servia de escudo para a prática de um dos crimes mais hediondos dos tempos modernos.
Nada a ver
Os detratores de Sérgio Moro se apressaram em dizer que ele "amarelou" ao se considerar incompetente para julgar a ação oriunda da Lava Jato que investigou o pagamento de propina oriunda do pedágio a agentes públicos do Paraná. Como se não bastasse estar ele assoberbado com as demais ações originárias da mesma operação, este caso nada tem a ver com o escândalo da Petrobras.
Exigência...
Oficiar as concessionárias para informar que o Estado não vai renovar os atuais contratos do pedágio foi uma imposição legal e não uma decisão política de Cida Borghetti. Ao fazer isso, a governadora seguiu um mecanismo legal aprovado por iniciativa do deputado paranaense Sérgio Souza e que impede a renovação sem que ela esteja prevista no contrato original.
...legal
"Colocamos um dispositivo que proíbe a renovação dos contratos de concessões de rodovias da década de 90, que têm os pedágios mais caros do Brasil e um dos mais caros do mundo. {...} Isso, na prática, engessará toda e qualquer prorrogação no Anel de Integração do Paraná", resumiu hoje Sérgio Souza ao comentar a medida da governadora.
* Pílulas
* Portaria publicada no Diário Oficial estabelece que, durante a Copa, o expediente nas repartições públicas estaduais do Paraná começará às 14h quando o Brasil jogar pela manhã e só irá até 13h quando o Brasil jogar à tarde. * Convenhamos que era desnecessário gastar tempo e dinheiro para isso, pois se muitos já fazem corpo mole o expediente inteiro, imagine só quando nossa seleção estiver em campo! * Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, mil atendimentos foram prestados nas três UPAs de Cascavel da zero hora à meia-noite de ontem. * É perfeitamente compreensível esse recorde por se tratar de uma segunda-feira, quando muita gente prefere ir ao médico do que ir ao trabalho. * A população de Foz do Iguaçu está sendo convidada a participar de uma audiência pública amanhã, às 9h, na Câmara de Vereadores, para começar a discutir os investimentos prioritários para 2019. * Fortalecido por Dilceu Sperafico na Casa Civil, o município Toledo acaba de conquistar mais R$ 3 milhões do Estado para pavimentação e compra de caminhões e equipamentos.