HU pede ajuda de Gugu para concluir Ala Materno Infantil
O reitor da Unioeste, Alexandre Weber, e diretores do Hospital Universitário estiveram reunidos neta sexta-feira (31) com o deputado estadual Gugu Bueno para apresentar as principais necessidades de investimento no HU.
"Sabemos da importância do hospital para a saúde pública da região. Então, é preciso conhecer as dificuldades e andar pelos corredores para ver a angústia dos servidores. A grande demanda é a conclusão da Ala Materno Infantil, que mudaria e melhoraria essa realidade atual. Vamos juntar os esforços para concluir esse sonho", afirmou o parlamentar, que assumiu há poucos dias uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná.
Alexandre Webber destacou a importância da visita e ressaltou que o hospital conta com o apoio do governo estadual para fazer novos e importantes investimentos. "São demandas importantes, que proporcionam melhores condições para nossos servidores e pacientes. A principal é a conclusão da Ala Materno Infantil. Conhecer essa realidade é essencial, principalmente em razão da importância do hospital para a saúde pública da região", declarou.
A OBRA
A Ala Materno Infantil é uma obra iniciada ainda em 2015, com aproximadamente 5 mil m² de área e um investimento total da ordem de R$15 milhões em duas etapas. A primeira parte está com 80% da estrutura concluída, mas devido a problemas de repasses financeiros e de reajustes, encontra-se parada há dois anos.
A ala vai garantir mais leitos para a Maternidade, UTI Neonatal e UCI (Unidade de Cuidados Intermediários), além de um espaço humanizado para o Centro Obstétrico. "O que buscamos é a humanização do atendimento, para as mães e para nossos servidores. Hoje a nossa estrutura representa 1/3 dessa construção. E o número de atendimentos realizados é muito significativo", explicou o diretor geral do HU, Rafael Muniz de Oliveira.
Atualmente são realizados, em média, 350 partos por mês no Centro Obstétrico do hospital, além de cerca de 1,7 mil consultas. "Conhecer a nossa realidade é muito importante para ampliar a visão sobre as nossas necessidades. Nossas equipes são instrumentalizadas para realizar esse atendimento humanizado, mas as questões físicas nos limitam", enfatizou a diretora de enfermagem, Sara Treccossi.
Também participaram do encontro o chefe da 10ª Regional de Saúde, João Avanci, o diretor pedagógico do HU, Alex Sandro Jorge, a coordenadora de enfermagem do Centro Obstétrico, Nagmara Engel, além de outros representantes do hospital. (Foto: Divulgação)