O campo salvando a cidade
Se ainda existia alguma dúvida sobre a importância da agricultura para a economia paranaense, ela foi inteiramente dissipada com o mais novo levantamento sobre a safra de grãos 2019/2020, divulgado nesta sexta-feira (31).
Desenvolvido pelo Deral (Departamento de Economia Rural), o estudo indicou que, mesmo com a estiagem que castigou várias regiões, o Paraná vai colher 41 milhões de toneladas na safra 2019/2020, 5 milhões a mais do que na safra anterior.
E a esse mar de grãos nunca visto antes deve ser agregado mais um dado positivo para o homem do campo e a economia do Estado como um todo: o aumento da cotação do dólar, que valorizou ainda mais as commodities no mercado internacional e fez o Porto de Paranaguá bater sucessivos recordes de embarque de grãos.
Esses dados vêm em um momento de grande carestia na vida urbana por conta da pandemia, que só no Sul do Brasil levou metade das 705 mil empresas existentes na região a diminuírem as vendas e praticamente10 mil delas a dispensarem acima da metade de seus funcionários.
Uma vez mais, portanto, nossa abençoada agricultura vai ser a tábua de salvação da economia paranaense e brasileira e ajudar a matar a fome de bilhões de pessoas mundo afora. (Foto: R.R. Rufino/Embrapa)